Saúde

Exames da cavidade oral, pescoço e laringoscopia marcam campanha Julho Verde este sábado (27)

Atividades são promovidas pela Santa Casa, com apoio da Secretaria de Saúde, no estacionamento da Prefeitura.

26/07/2019 às 16h02, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Este sábado (27), é considerado pelos organismos internacionais de saúde o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Para marcar a data, a equipe médica do Hospital Dom Pedro de Alcântara/Unidade de Alta Complexidade em Oncologia-Unacon oferecem atendimento médico e palestras curtas sobre os cuidados e prevenção.

As atividades integram a Campanha Julho Verde e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de outras instituições.

Das 9h às 12h, no estacionamento da Prefeitura, serão oferecidos exames clínicos da cavidade oral, pescoço e laringoscopia, orientações e palestras esclarecedoras sobre as atitudes que deve-se ter para a detecção precoce desse tipo de câncer.

Participam da campanha os médicos especialistas – cirurgiões de cabeça e pescoço, dentistas e outros profissionais da área de saúde.

Tabagismo, Álcool e HPV

O câncer de cabeça e pescoço, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região, está entre os mais frequentes entre os homens brasileiros, assim como o de próstata.

Além dos fatores genéticos, o tabagismo, o álcool e HPV, os hábitos alimentares, os traumas crônicos causados por próteses dentárias mal adaptadas e a exposição excessiva ao sol sem proteção labial podem desencadear algum câncer de cabeça e pescoço. Os hábitos de consumir bebida alcoólica e fumar associados podem aumentar em até 20 vezes a possibilidade de desenvolver a doença.

Os médicos alertam ainda para a infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano), transmitido via sexo oral sem proteção, que tem sido um dos principais responsáveis pelo câncer de garganta.

A realização do evento é HDPA/Unacon, mantidos pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade