Uefs

Estudantes de música da Uefs lançam projeto de cartografia sonora colaborativa de Feira de Santana

As gravações já lançadas foram capturadas durante os meses de fevereiro e março de 2021, mas é um projeto de fluxo contínuo.

06/04/2021 às 17h05, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O projeto Feira Sonar consiste em uma vitrine para o arquivo de gravações de paisagens sonoras feirenses. Idealizado pela estudante de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e artista multimídia Silvia Azevedo de Oliveira, a interface do site conta com um mapa digital para navegar pelo município e escutar trechos de áudio captados em espaços públicos de bairros e distritos, além de ser possível a contribuição de outras pessoas através da adição de gravações próprias. As gravações já lançadas foram capturadas durante os meses de fevereiro e março de 2021, mas é um projeto de fluxo contínuo.

Promover importância para a percepção auditiva, assim como preservar e difundir os sons do cotidiano feirense constituem os intuitos do projeto. “Você sabia que a Igreja de Bonfim de Feira badala de hora em hora? Que São José tem uma rádio pública que toca em sua praça principal? Eu cresci em Feira, mas tem muita coisa encantadora do meu lado que eu não conheço. Quero que as pessoas compartilhem um pouquinho da Feira delas para os demais feirenses e gerações futuras”, comenta Silvia Azevedo a respeito da relevância dos sons.

Financiado via Lei Aldir Blanc pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o site (https://feirasonar.com.br/) tem acesso garantido durante 10 anos para registro, cadastro, além de consulta de gravações, visando ser uma ferramenta de ensino e preservação sonora da cidade.

Silvia trabalha com experimentações sonoras e imagéticas, tem enfoque na pesquisa artística atual nos sons que a permeiam, se inspirando nas ideias de artistas e teóricos musicais como Pierre Schaeffer, Murray Schaffer, Pauline Oliveros e John Cage. Elenise Cristina Pires de Andrade, Rafael Paixão, Danilo Anes, José Edson Falcão, Kevin Cabral e Guilherme Lopes Wanderley também compõem a equipe técnica do Feira Sonar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade