Educação e Esporte

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia

A competição aconteceu no 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana e reuniu um bom número de participantes e admiradores do esporte.

09/07/2024 às 18h06, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (7)
Foto: Luiz Titio/Ascom

Os alunos Jackson das Virgens de Jesus (2º ano) e Artur Luís de Santana Lima (7º ano), do Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães (IETIGG) obtiveram excelente resultados na 1ª e única etapa da Corrida de Orientação, dos Jogos Escolares da Bahia 2024 (JEB), realizada no último sábado (6). A competição aconteceu no 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana e reuniu um bom número de participantes e admiradores do esporte.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (4)
Foto: Luiz Titio/Ascom

Jackson, que se classificou em 1º lugar na categoria H1, atualmente faz parte do Clube Calangos do Sertão, porém, a sua formação base no esporte foi adquirida em 2023, durante treinamentos com Marcio Goês de Jesus, professor de Educação, seu ex-técnico no projeto Educa + Bahia, desenvolvido no Gastão Guimarães.

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (1)
Foto: Luiz Titio/Ascom

Feliz com a conquista, Jackson fez questão de agradecer ao seu ex-técnico, a família do Gastão por oferecer as condições necessárias para o seu bom desenvolvimento e ao seu atual técnico, Nilson Mineiro, no projeto Calangos do Sertão. “ Essa conexão me possibilitou a competir em alto nível, o resultado é consequência dos nossos treinamentos e dedicação”.

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (1)
Foto: Luiz Titio/Ascom

Artur Luís, que teve uma breve passagem no projeto Educa + Bahia, superou os seus adversários e ficou na 3ª colocação na categoria H2. O aluno fez questão de exaltar a importância do apoio dos familiares, da gestão e professores do Gastão. “É um esporte sem muita propagação, mas de muita importância no desenvolvimento da habilidade física e mental. Estou muito feliz com essa conquista e sou grato a todos que fazem o Gastão Guimarães, uma escola de destaque também nos esportes”.

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (6)
Foto: Luiz Titio/Ascom

De acordo com Nilson Mineiro, professor de Educação Física no contexto da integração Esporte e Educação, o Esporte Orientação tem uma posição de destaque através das práticas corporais de aventura. “O Esporte Orientação vem como ferramenta no contexto interdisciplinar trazendo a Geografia, Biologia, Matemática, História para dentro da atividade esportiva”.

Alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães se destacam em Jogos Escolares da Bahia (6)
Foto: Luiz Titio/Ascom

Segundo Patrícia Peixoto, coordenadora do Educa + Bahia, no Gastão, a Corrida de Orientação é uma modalidade esportiva que vem ganhando força e espaço no mundo inteiro e no Brasil. “Esse esporte se configura como uma estratégia pedagógica na área do ensino básico e permite a contextualização de conceitos dos diferentes componentes curriculares, então, envolve diversas áreas de conhecimentos, desde a área de Humanas, Geografia, História, Linguagens, Artes, Educação Física, Natureza, que envolve conhecimentos ligados a Biologia”.

A coordenadora destaca ainda que a corrida de Orientação também ensina a lidar com o Meio ambiente “É um tema muito forte e trabalhado nessa atividade esportiva. A gente tem aí, não apenas o condicionamento físico, como também do conhecimento cognitivo nas diferentes áreas do conhecimento dos currículos da educação básica. Essa vitória é um legado do professor Márcio Góes”, disse.

Corrida de Orientação

A Corrida de Orientação, ou simplesmente Orientação é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade