Brasil

Especialista viajará dos EUA para cirurgias de jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart

Professor no Texas, cirurgião plástico Marco Maricevich já acompanhava o caso à distância. Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, teve reimplante retirado após o surgimento de coágulos.

20/08/2019 às 15h21, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Especialista em microcirurgia reconstrutiva, o cirurgião plástico Marco Maricevich confirmou que viajará dos Estados Unidos para Ribeirão Preto (SP) no próximo final de semana para acompanhar o caso da jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart em Recife (PE).

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maricevich atua como professor assistente no Baylor College of Medicine (BCM), em Houston, e lida com casos semelhantes ao de Débora frequentemente. Desde ao acidente da jovem, o especialista já estava trocando informações com a equipe médica brasileira.

Maricevich destacou que recebeu um convite para integrar a equipe do cirurgião plástico Daniel Álvaro Alvarez Lazo, que é médico assistente do Hospital Especializado, onde Débora está internada, e assumiu o caso da jovem pernambucana no último domingo (18), depois da transferência dela para o interior de São Paulo.

“Estou muito feliz e entusiasmado de poder ajudar a Débora, e muito otimista em sua recuperação. Ela está em um centro de excelência e recebendo os melhores cuidados.”

Foi Maricevich quem indicou a transferência de Débora do Hospital da Restauração, em Recife, para o Hospital Especializado, em Ribeirão. Ele afirmou que o caso da jovem é complexo e que ela precisará de muitas cirurgias, além de acompanhamento multiprofissional. O tratamento, ainda segundo o especialista, pode durar anos.

Após a transferência em um avião particular no domingo, Débora foi submetida à primeira cirurgia em Ribeirão. A equipe médica informou que o reimplante do couro cabeludo, feito durante o atendimento de emergência, precisou ser retirado, porque foi prejudicado por coágulos em veias e artérias.

Débora está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O único boletim médico divulgado pelo Hospital Especializado informa que ela será submetida a mais uma cirurgia na quinta-feira (22), como “preparação para as demais etapas do tratamento, com início dos transplantes microcirúrgicos e reconstrução das pálpebras”.

Namorado da jovem, o microempresário Eduardo Tumajan acompanhou a viagem de Pernambuco a São Paulo e disse ao G1 que esteve com Débora por 30 minutos na manhã desta segunda-feira (19). Segundo ele, Débora está consciente e sem dor. “Ela está feliz de estar viva e sendo bem acompanhada”, afirmou.

O acidente

Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.

A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou "o rosto dela na mão", colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.

O reimplante foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Após o reimplante, Débora ainda passou por outra cirurgia para a retirada de trombos que surgiram.

Na quinta-feira (15), os médicos já haviam apontado o risco de o procedimento inicial não funcionar devido a obstruções em veias e artérias da área operada. Maricevich, que acompanhava o caso à distância, apontou a necessidade de transferir Débora para um centro de referência em cirurgia reconstrutiva para que o tratamento avançasse.

No domingo (18), Débora deixou o Hospital da Restauração e foi transferida em um avião particular de pequeno porte para Ribeirão Preto. A aeronave pousou no Aeroporto Leite Lopes no fim da tarde e uma ambulância levou a jovem até o Hospital Especializado, onde ela segue internada na UTI.

A assessoria do Walmart informou que desde o acidente tem prestado todo o suporte necessário à Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.

Ainda segundo o Walmart, a jovem manifestou a vontade de ter outra pessoa da família como acompanhante, além do noivo. A empresa está providenciando a viagem aérea desse parente até o interior de São Paulo nos próximo dias.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade