Educação

Escola lança online projeto que exalta Feira de Santana

Iniciado sempre no mês de abril e encerrado em dezembro, o Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre é uma iniciativa que envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.

30/04/2020 às 17h48, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em tempos de grandes aprendizados, provocados pelo enfrentamento à pandemia, a Escola João Paulo I (JPI) e as famílias dos estudantes somam forças para proporcionarem conhecimentos fundamentais aos desenvolvimentos intelectual e social dos alunos. Um dos exemplos dessa parceria foi o lançamento do projeto Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre, realizado através de aula online na terça-feira (28).

O lançamento, que sempre foi uma grande festa marcada por comidas típicas da cidade e pela presença de artistas feirenses na JPI, neste ano ganhou as casas das professoras e das famílias dos estudantes do 3º Ano. Enquanto as educadoras se caracterizavam e montavam cenários com itens que integram a trajetória da cultura local, a exemplo de peças feitas de tecido com estampa de chita, as famílias, espalhadas por Feira de Santana, faziam o mesmo com os filhos.

Foto: Divulgação

“Tudo tão diferente dos outros anos. Sem a presença física e calorosa das pessoas, mas ao mesmo tempo tão real. Foi como se estivesse com meus alunos dançando, cantando e festejando o início desse grande estudo sobre nossa Princesa do Sertão”, declarou a professora Suzete Brito. Os estudantes interagiram bastante com as educadoras no lançamento. Muitos deles gravaram vídeos em que apresentaram informações sobre a cidade. Maria Fernanda, por exemplo, disse no vídeo que o apelido de Princesa do Sertão foi dado ao município pelo polivalente Rui Barbosa durante visita a Feira de Santana, em 1919.

A coordenadora pedagógica Karine Oliveira celebrou o resultado da ação. “Nosso lançamento sempre foi festivo. E neste ano, mesmo de forma online, ele ganhou uma força muito grande. As crianças estavam caracterizadas. Fizemos o brinde cultural com suco e lanche típico. Conseguimos mobilizar as famílias em casa. Estamos começando o Vivendo Feira com o pé direito”, celebrou.

Mais sobre o projeto

Iniciado sempre no mês de abril e encerrado em dezembro, o Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre é uma iniciativa que envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa. O projeto, que é ação pioneira da JPI, coloca os alunos em contato com aspectos relevantes da cidade, tais como cultura e economia.

Através das vivências e reflexões, os estudantes compreendem que um povo sem memória é um povo que não existe. Assim, eles, além de passarem a conhecer melhor a história do lugar onde vivem, se identificam como agentes transformadores do município. No decorrer dos meses, várias ações são desenvolvidas através do Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre. Em umas delas, os alunos, com auxílio das famílias, biografaram pessoas que contribuem ou contribuíram para o bem de Feira de Santana, personalidades essas que integram a rotina local sem necessariamente ocuparem cargos públicos de destaque, por exemplo.

Outra ação que faz parte do projeto é a Expedição Histórica, que tem início com apresentação musical dos estudantes na escadaria da prefeitura feirense no dia 18 de setembro, data do aniversário da cidade. Daí, até dezembro os alunos visitam o Museu Casa do Sertão, fazem piquenique no Parque da Lagoa, entram no Casarão Fróes da Motta e realizam tour histórico pelo centro da cidade com paradas programadas em locais como o Estádio Joia da Princesa e o Centro de Cultura Maestro Miro. Eles também visitam os distritos de Tiquaruçu e Humildes para refletirem sobre mudanças e permanências identificadas nos dois locais. O Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre é encerrado com um espetáculo musical em que as crianças apresentam o que aprenderam ao longo do ano sobre a Princesa do Sertão.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade