Feira de Santana

Escola exalta Feira de Santana em projeto

O Vivendo Feira envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.

12/05/2021 às 10h08, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

É de grande importância conhecer mais a cidade onde se vive, para haver o que apresentar sobre ela a quem é de fora ou até mesmo a quem nela vive, entretanto deseja conhecer mais sobre seu município, por exemplo. Sempre atenta a todos esses aspectos, a Escola João Paulo I (JPI) lançou a edição 2021 do tradicional projeto interdisciplinar Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, voltado para o 3º Ano.

João Miguel Ribeiro seguiu as orientações da ação e preparou até bolo para comemorar os inícios do Vivendo Feira e de suas novas aprendizagens. “Já conheci várias coisas, como Feiraguay, Casarão dos Olhos d’Água e Anel de Contorno. E vou continuar aprendendo!”, disse. Mãe do pequeno e estudante de Pedagogia, Jéssica Santos conhece de perto o projeto e destacou que a Escola JPI, através do Vivendo Feira, preserva a história local. “É uma ação maravilhosa, pois as crianças interagem bastante e têm a oportunidade de conhecerem mais sobre Feira de Santana”, completou.

Coordenadora pedagógica do 3º Ano, Karine Oliveira pontuou algumas informações sobre o projeto. “Vivendo Feira tem como norteadora a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia moderna que estimula o estudante a pensar, levantar hipóteses e resolver problemas. Nossa problemática neste ano é ‘Como viver Feira ontem, hoje e sempre pensando no que faz ser o principal centro urbano, político e comercial do interior da Bahia?’”, relatou.

A coordenadora disse ainda que as professoras gravaram vídeos em pontos estratégicos da cidade, novidade da ação, que retratam, por exemplo, sua origem, como o gravado no Casarão dos Olhos d’Água. Os vídeos compõem a Expedição Histórica em Ação Desbravando a Princesa do Sertão, integrante do projeto. “Tudo isso para que os alunos contextualizem melhor seus conhecimentos, percebendo que eles [alunos] também fazem parte da história dessa cidade e que podem, inclusive, pensar na Feira do futuro”, destacou.

O Vivendo Feira envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa. Todo aprendizado é registrado em planilhas baseadas em três questionamentos iniciais: O que sei?; O que quero saber?; O que estou apreendendo? Neste ano, outra novidade da ação é que os estudantes receberam a Carteira do Pesquisador Feirense, emitida pelo Ministério da Pesquisa do Projeto Vivendo Feira. O lançamento do projeto, com participação da cantora feirense Celia Zain, que, caracterizada da heroína Maria Quitéria, cantou o Hino a Feira e a canção Brasil Feirense, sendo essa de sua autoria, foi realizado de forma online no auditório da JPI na tarde do dia 26 de abril. [Veja todos os vídeos clicando aqui!]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade