Educação

Equilíbrio emocional pode ser decisivo para realizar boa prova no Enem

Psicólogo dá dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo.

31/10/2019 às 08h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais de 395 mil candidatos baianos realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro. Deste número, a maior quantidade está em Salvador, responsável por 87.895 estudantes inscritos. Mas como será que anda a mente desses estudantes? Na fase de preparação para realizar as provas, muitos se sentem pressionados e a ansiedade pode se manifestar de diversas formas físicas, através de dores de cabeça, transpiração e aceleração cardíaca, por exemplo. Cuidar da saúde física e mental, principalmente nesta reta final, é essencial para atingir um bom desempenho.

A pouco mais de uma semana para o Enem, os candidatos precisam controlar a ansiedade e o nervosismo, que apesar de serem reações naturais do organismo, em excesso, podem atrapalhar. O psicólogo do Hapvida, Fabrício Vieira, fala sobre a importância do equilíbrio emocional para que os candidatos possam se sair bem nas provas e comenta sobre o apoio dos mais próximos. “A família é fundamental neste momento. É essencial manter um canal de diálogo aberto. Os pais devem mostrar que estão ao lado de seus filhos, torcendo e apoiando. Por isso, é muito importante sempre usar palavras de incentivo”, comenta.

Para controlar a ansiedade, o psicólogo aconselha mudar alguns hábitos comportamentais, como ter pensamentos otimistas, fazer atividades físicas e não deixar a emoção dominar. “Nas vésperas da prova, é importante relaxar, reforçar apenas os pontos principais do conteúdo estudado, se alimentar bem, deixar tudo organizado, fazer algo relaxante e dormir cedo. Seguir essas dicas pode ajudar a mente e o corpo, garantindo o sucesso final”, ressalta.

É importante reconhecer que enfrentar um processo seletivo, uma competição e desenvolver novos hábitos são situações que ativam as estruturas responsáveis pela sensação de ameaça e isso acontece com qualquer pessoa. Os sintomas da ativação dessa região do cérebro são: falta de foco, procrastinação e preguiça, alterações no sono e apetite, ansiedade, dentre tantos outros que podem evoluir da fadiga para estresse crônico até a chegada das provas.

Diante disso, é preciso definir pequenos objetivos, estabelecer pequenas metas de estudo pode ser uma boa estratégia para ter uma boa performance no processo preparatório.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade