Gravidez

Entenda os benefícios da fisioterapia durante a gravidez

Acompanhamento de fisioterapeuta no período gestacional faz diferença na vida da mulher

30/06/2021 às 17h01, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Tendo em vista que a maternidade é um período importante na vida de uma mulher, todos os cuidados preventivos no decorrer da gestação, no parto e também na recuperação no pós-parto devem ser levados em consideração. No período gestacional ocorrem muitas modificações no corpo, e isso inclui desde crescimento do feto no ventre da mulher, alterações no corpo, aumento do útero até mudanças hormonais que afetam diretamente o organismo.

A busca por exercícios que auxiliam do pré-natal ao pós-parto têm sido frequentes dentro do mundo da maternidade. Foi constatado que a fisioterapia tem um papel fundamental para a prevenção, no auxílio durante o parto e na recuperação da mulher no pós-parto. A nova especialidade tem como forma de reduzir as altas taxas de cesárea e o bem-estar.

Técnicas fisioterápicas auxiliam a diminuir a intensidade das dores, fortalecer músculos das pernas e dos braços, ajudar na circulação sanguínea, evitar os desconfortos que possam ser causados pela gestação, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, desenvolver força no assoalho pélvico, ajudar a manter a postura cervical adequada, além de auxiliar no controle de peso. O objetivo é melhorar a aptidão física e promover uma boa qualidade de vida à mãe e ao bebê.

O tratamento com a fisioterapia obstétrica tem como base exercícios de alongamento, fortalecimento de músculos, respiração e relaxamento. E, dentro da sala de parto, podem ser utilizados métodos que facilitem o processo de parto para a mulher, tais como compressas, massagens, bolsas de água quente, etc., visto que um profissional formado em fisioterapia conhece a biomecânica e os movimentos do corpo humano, o que favorece no processo do parto.

No pós-parto, a fisioterapia auxilia na prevenção de manter o corpo funcional. E, caso tenha alguma disfunção, como, por exemplo, incontinência urinária, existem exercícios que auxiliam, com o acompanhamento de um fisioterapeuta, a voltar ao normal.

Profissionais formados na faculdade de fisioterapia recebem um conhecimento adequado para auxiliar os seus pacientes, em conjunto com os médicos formados em obstetrícia, compondo uma equipe eficaz durante o período gestacional e de pós-gestação.

A fisioterapia tem como função um trabalho preventivo e de recuperação na vida de um paciente. A fisioterapia obstétrica, apesar de ser uma especialidade nova, tem suma importância na vida de mulheres que passam pelo período de gestar, visando qualidade de vida e bem-estar dos seus pacientes. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade