Saúde

Engenheira de alimentos fala sobre os benefícios do café para a saúde

E para ter um sabor mais encorpado, a dica da engenheira é passar o café no coador de tecido, que consegue extrair a maior quantidade de substâncias do café torrado.

29/08/2019 às 10h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Para muitas pessoas, o dia só começa após uma xícara de café. Preto ou com leite, a bebida tem sabor e aroma marcantes. O café é parte da rotina dos brasileiros, e de acordo com a engenheira de alimentos do Café 2 de Julho, Deisiane Magalhães, a bebida é a segunda mais apreciada pelos baianos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a engenheira falou sobre os benefícios do café. Segundo ela, a bebida faz bem à saúde, por ser rico em nutrientes, como o ácido clorogênico, que é antioxidante e ajuda a evitar diversas doenças. Além disso, o café é rico em potássio, zinco, magnésio, ferro, proteínas, lipídios, açúcares, entre outros nutrientes.

“Vários estudos têm afirmado que o consumo de café melhora e beneficia a saúde do consumidor, evitando doenças como o mal de Alzheimer, a depressão, e até mesmo o câncer, pois o consumo dessa bebida diminui progressivamente essas doenças.”

E para ter um sabor mais encorpado, a dica da engenheira é passar o café no coador de tecido, que consegue extrair a maior quantidade de substâncias do café torrado. Ela explica que a melhor opção é colocar o pó diretamente na água após a fervura, e em seguida coá-lo.

Outro fator que contribui para um café de qualidade é a forma como ele é produzido. Segundo ela, a altitude e o clima influenciam no grão. Produzido em regiões onde o clima é mais frio, o café terá mais carboidrato, será mais açucarado, e irá render mais. “As temperaturas baixas favorecem para que a planta desenvolva mais e os grãos sejam maiores.”

O café gourmet X tradicional

Deisiane Magalhães falou também sobre a diferença entre o café gourmet e o tradicional. Segundo ela, o gourmet é feito com grãos selecionados, 100% arábica. “Ele possui um sabor mais suave e mais encorpado”.

Já o tradicional é feito a partir da mistura de dois tipos de grãos: o arábica e o conilon.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade