Educação

Enem chega a 42 instituições em Portugal

Inep fechou acordo com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe)

19/10/2019 às 07h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aceitas para concorrer a uma vaga no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe), de Portugal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou acordo para uso das notas do exame na seleção de brasileiros em seus cursos de graduação. A instituição situada na cidade de Fafe, ao norte do país ibérico, é a 42ª da educação superior portuguesa a fazê-lo.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, destacou o avanço no acordo. “Esse tipo de convênio é uma forma de facilitar o acesso dos estudantes brasileiros às instituições internacionais”, afirmou. Lopes ressaltou, ainda, que o objetivo é estender o convênio para outros países. “Iniciamos as tratativas com a Embaixada da Espanha para que as instituições de ensino superior espanholas também aceitem o Enem como prova de acesso”.

Pelo Enem Portugal, como é conhecido o convênio, mais de 1,2 mil brasileiros já ingressaram em instituições portuguesas em cinco anos. Para Enrique Vásquez Justo, presidente do IESFafe, a instituição está preparada para receber os estudantes brasileiros. “Oferecemos curso de licenciatura e mestrado nas áreas de educação, tecnologia, gestão de empresa e turismo”, frisou.

Renovação – As universidades de Coimbra e do Algarve renovaram o convênio com o Inep neste ano. A primeira parceria ocorreu há cinco anos.

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira. As instituições de ensino superior portuguesas signatárias de convênio são responsáveis pela comunicação oficial com os candidatos admitidos em seus cursos sobre essas regras.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade