Feira de Santana

Encontro Estadual de agentes comunitários e combate à endemias reúne cerca de 80 municípios em Feira de Santana

O encontro foi realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

03/06/2022 às 12h21, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (3) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às endemias.

O evento foi promovido pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs).

Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente da Confederação, Ilda Angélica, destacou que o encontro também marca a comemoração pela aprovação da emenda constitucional, que estabelece o piso salarial da categoria, em pelo menos dois salários mínimos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este evento tem uma magnitude extraordinária, a Conacs vem prestigiar e celebra junto com os companheiros, a aprovação da Emenda Constitucional 120, aprovada agora no dia 5 de maio, e este encontro não poderia ser diferente. Estamos hoje aqui em Feira de Santana, no estado da Bahia, um estado que nos dá um suporte muito grande, então hoje o dia vai ser de celebração e muita festa”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda de acordo com a presidente da Confederação, existe uma necessidade na ampliação da categoria em todos os municípios do Brasil.

“Todos os estados brasileiros, estão com o número defasado em questão de servidores dos agentes de saúde e combate às endemias. Infelizmente o número ainda é bem reduzido nestes municípios. Hoje estamos celebrando essa conquista do piso salarial, mas ainda temos algumas dificuldades que são encontradas, como ausência de equipamentos, proteção individual, fardamento, precisamos ter uma valorização em nosso plano de carreira. Infelizmente muitos gestores desconsideram a nossa legislação e fazem contratação temporária, mas seguimos na luta, e hoje temos cerca de 400 mil agentes em todo o território brasileiro”, informou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Pedro Ávila, faz parte da direção da Conacs. Ao Acorda Cidade, ele destacou a importância da união dos servidores, na obtenção de conquistas.

“A nossa categoria está em processo de conquista e o estado da Bahia tem ótimos representantes, e isso demonstra uma grande importância para a nossa Confederação, pois tudo isso é resultado de luta nacional. Hoje a Confederação se faz presente aqui em Feira de Santana, mas é necessário estarmos presente em outras bases, pois é de forma unida, que iremos continuar conquistando vitórias”, destacou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Roberto Carvalho, é presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias de Feira de Santana. Segundo ele, a aprovação da Emenda Constitucional é de suma importância para a categoria, onde agora, passar a ter um piso salarial fixo.

“Este evento que hoje acontece aqui na cidade, é resultado de uma grande conquista que tivemos. Desta forma, fica estabelecido um piso salarial, onde nenhum prefeito poderá mais, pagar o valor abaixo do que dois salários mínimos, ele pode até pagar mais do que isso, e hoje de maneira especial, estamos aqui celebrando”, concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade