Feira de Santana

Empossado, novo presidente da Associação Comercial de Feira de Santana busca medidas para retomada mais ampla da economia local

A cerimônia de posse de Genildo Melo aconteceu na noite desta sexta-feira (16), de forma restrita, por conta da pandemia.

16/07/2021 às 21h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), Genildo Oliveira de Melo, foi empossado na noite desta sexta-feira (16), na sede da entidade, em cerimônia restrita a poucas pessoas por conta da pandemia de covid-19.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Eleito no último dia 28 de junho, Genildo já iniciou as atividades no cargo e declarou em entrevista ao Acorda Cidade que buscará medidas para ampliar as melhorias da economia local através do comércio e serviços, e até mesmo medidas emergenciais como a de adesão ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

 “Neste primeiro momento estamos iniciando o nosso planejamento estratégico. Iniciamos um projeto apoiado pela Faceb na pessoa do nosso presidente Clóvis Cedraz, e o nosso planejamento estratégico vem a ser as medidas que nós iremos adotar nos próximos meses, semestres e até no próximo ano. O planejamento prevê uma abertura mais ampla do comércio e serviços em geral, continuando a adotar, principalmente, as medidas de segurança que já viemos adotando há um tempo. Os nossos consumidores, os nossos colaboradores e as pessoas que frequentam nossas empresas se sentem muito mais a vontade para consumir e para frequentar nossas lojas, quando eles entendem que as lojas onde estão adentrando atendem aos protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde”, declarou.

De acordo com a assessoria da Acefs, o planejamento foi antecedido por uma pesquisa de mercado com associados e não associados para saber o que pensam das entidades e quais são as demandas e necessidades dos empresários.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Genildo Melo, presidente da Acefs

Sobre o Pronampe, Genildo destacou que a medida precisa ser implementada imediatamente para auxiliar as pequenas e médias empresas por meio de financiamento com juros baixos.

“Há algumas medidas emergenciais que o governo precisa implementar imediatamente, como o Pronampe, uma iniciativa muito importante que vai atender as pequenas e médias empresas. O Pronampe é financiamento com juros mais baixos e com prazo de carência bastante elevado, justamente direcionado a pequenas empresas, que foram as que mais sofreram com a pandemia. São juros subsidiados e que dão folga para as empresas que estão passando necessidades”, explicou.

Segundo Genildo, os empresários de forma geral estão muito mais confiantes. Ele acredita que a vacinação da população é o que vai determinar a retomada da economia de forma mais ampla.

“Nós entendemos que a vacinação em massa é algo muito importante neste momento, é algo que vai determinar realmente o retorno das atividades de forma plena. Enquanto não tivermos a população toda vacinada e mesmo assim, após a vacinação será necessário ainda manter alguns cuidados, obviamente, mas nos dará muito mais confiança para uma retomada de forma mais ampla do comércio e serviços em geral. Os investimentos que foram represados durante a pandemia e agora começam a ser retomados”, destacou.

A Diretoria Executiva da Acefs é formada por Genildo Oliveira (presidente), Marcelo Alexandrino de Souca (vice-presidente), Carlos Henrique Azevêdo, Luís Mercês, Norma Célia Boaventura, Adauto Franco Júnior, Mauro Ricardo Freitas, Marcos Regis Andrade, Marco Antônio Santos Silva, Ednelson Mendes Júnior, Breno Silva Caires, Alexandre Brandão Lima, Nilton Oliveira Caribé Júnior. 

Foto: Ed Santos Acorda Cidade | Genildo Melo e o prefeito Colbert Martins Filho

Presente na solenidade, o Prefeito Colbert Martins Filho parabenizou o ex-presidente da associação, Marcelo Alexandrino, que agora é o vice-presidente, e deu boas-vindas a Genildo Melo.

“Quero parabenizar o trabalho de Marcelo Alexandrino, e tenho certeza que esse trabalho vai prosseguir de forma mais dinâmica, mais aberta e mais forte com Marcelo Alexandrino na vice-presidência. A Acefs deu passos importantes e esse trabalho do projeto centro entre outros trabalhos são produtos desta sinergia do maior responsável pela maior parte dos empregos e do que circula em termos financeiros da nossa cidade, portanto, quero agradecer também aos comerciantes da nossa terra e dos setores de serviços também, e dizer que confio muito no trabalho da diretoria que está saindo e da diretoria que está entrando”, declarou.

Sobre as ações para a retomada econômica do município, Colbert informou que o vice-prefeito Fernando de Fabinho é a pessoa que nós designada para acompanhá-las.

“Nós vamos estar juntos com todos os setores do comércio, da indústria, dos serviços em Feira de Santana, com setores públicos, com setores privados, para que nós possamos fazer o que for necessário para que Feira de Santana se enquadre neste novo processo que basicamente já está começando. Quando a vacinação atingir o nível de mais de 60 a 70% das pessoas aqui da nossa cidade, por enquanto estamos em menos de 50%, se faz necessário de que tenhamos condições fortes para oferecer as alternativas de desenvolvimento econômico. Isso nós vamos fazer juntos e a Associação Comercial será um parceiro nosso”, afirmou.
  

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade