Educação

Emoção marca entrega do Mérito Educacional a professores

O evento foi uma comemoração dupla: O Dia do professor e o 20º aniversário de fundação da Instituição.

24/10/2019 às 07h14, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

O professor de 100 anos que ainda lembra os cálculos matemáticos; a mestra que, aos 96 anos, consegue dar uma verdadeira aula de ética e cidadania; a professora que andava mais de seis quilômetros a pé para chegar à escola onde ensinava; a orientadora de catequese que se orgulha de ter entre os ex-alunos um bispo e um vereador. Histórias de vida marcantes de 20 educadores que atuaram em Feira de Santana foram mostradas na noite de entrega do Mérito Educacional FTC.

Quem foi ao Auditório Professora Terezinha Mamona, no Campus da UniFTC Feira de Santana, quinta-feira (17), compartilhou com os homenageados momentos de grande emoção. O evento foi uma comemoração dupla: O Dia do professor e o 20º aniversário de fundação da Instituição. Esta foi a segunda edição do Mérito Educacional na cidade, sendo que na primeira foram contemplados 10 professores que participaram da história inicial da unidade de ensino.

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. Com esta citação de Anísio Teixeira, o professor Cristiano Lôbo, reitor do Centro Universitário UniFTC, iniciou a saudação aos homenageados e convidados que lotaram o auditório para a cerimônia. “A Rede FTC reconhece, publicamente, a inquestionável contribuição destes homens e mulheres que fizeram da Educação seu ideal de vida”, afirmou, destacando a importância de preservar a memória da cidade.

Idealizador do projeto, que já acontece na FTC Itabuna desde 2011, Cristiano Lôbo ressaltou que a missão da Instituição, que é referência no ensino superior de qualidade, é “promover a formação de cidadãos colaborativos, inovadores e empreendedores”. Sobre a escolha dos homenageados, ele enfatizou o trabalho da comissão permanente criada para organizar o evento, e reafirmou o mérito de cada um dos homenageados.

“A maior recompensa para o professor é visualizar um pouco dele mesmo em cada aluno”. A afirmação é da professora Elza Santos Silva, que falou em nome de todos os contemplados com o Mérito Educacional. Com um discurso permeado por declarações de gratidão, a mestra deu uma verdadeira aula sobre o exercício profissional. “Educação é uma obra de amor, sobretudo”, disse, contando que enveredou no Magistério com o intuito de aprender e acabou descobrindo que “quanto mais ensinamos, aprendemos”.

A oradora da noite disse ainda que, às vezes, “o silêncio fala por nós quando a palavra não se expressa”, para definir a emoção diante da homenagem feita pela UniFTC e pontuou: “O professor é um servidor”. Para ela, nada é capaz de comprometer os entrelaçamentos emocionais construídos entre professor e aluno. Exatamente por isso, Todos os contemplados indicaram um ex-aluno que teve passagem marcante em sua trajetória na Educação para fazer a entrega do prêmio.

Foram homenageados nesta edição do Mérito Educacional FTC os seguintes professores: Alice Pereira Fiúsa de Castro, que recebeu a placa das mãos do ex-aluno Álvaro Luís Xavier Leite, Ana Angélica Vergne de Morais (Carlos Magno Vítor da Silva), Antônio Araújo das Virgens (Vicente Gualberto Reis Duarte), Armando Ramos de Santana (Celi Mendes Rios), Áurea dos Santos Moraes (Maria Josenilda Pedreira Ribeiro), Aurora Magalhães de Matos (Roderick Vitor Fernandes de Oliveira), Edésia Machado Sampaio (Dejanete Gonçalves Brandão), Elza Santos Silva (Célia Christina Silva Carvalho), Fabíola Portugal Farias (José Raimundo Pereira de Azevêdo).

Também foram contemplados Iany Brasileiro (Noêmia Requião), Joselito Falcão de Amorim (Lélia Vitor Fernandes de Oliveira), Leny Madalena de Souza Silva (Coriolano Ferreira dos Santos), Margarida Maria Ferreira de Almeida (Marcly Amorim Pizzani), Maria Christina de Oliveira Menezes (Marilene Carneiro Barreto), Maria Messias Oliveira Silva (Sueli Oliveira Carmo Bastos), Maria Santana Marques (Lenise Mirian Andrade Santana), Nilza Silva Ribeiro (Antônio César Chaves Assis), Olga Noêmia de Freitas Guimarães (Ana Maria Santos Silva), Valdenice de Oliveira Lima (Roberto Luís da Silva Tourinho) e Vanda Oliveira Passos (Pedro Levi Passos Miranda).

A mesa da solenidade foi composta pelo professor Cristiano Lôbo; professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da UniFTC de Feira de Santana; Denilton Brito, diretor da Agência Reguladora do Município, representando o prefeito Colbert Martins; professor José Raimundo Pereira de Azevêdo, representando a Academia de Educação de Feira de Santana; professora Lélia Vítor Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes; Djalma Giomes, presidente da Academia de Ciências e Artes e da Academia Regional de Letras Jurídicas; Liacélia Pires Leal, presidente do Instituto Histórico e Geográfico; e ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade