Feira de Santana

Em virtude da pandemia, proprietários de bares e restaurantes pedem isenção do IPTU de 2020

De acordo com Getúlio Andrade, muitos estabelecimentos estão com dificuldades financeiras e não tiveram condições de arcar com o pagamento do IPTU.

20/03/2021 às 06h50, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Feira de Santana, Getúlio Andrade, esteve ontem (19) na prefeitura municipal para solicitar uma audiência com o prefeito Colbert Martins, a fim de conseguir a isenção do pagamento do IPTU de 2020 para proprietários de bares e restaurantes que não tiveram condições de pagar o imposto em virtude da crise financeira provocada pelas medidas restritivas desde que começou a pandemia de Covid-19.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

De acordo com Getúlio Andrade, muitos estabelecimentos estão com dificuldades financeiras e não tiveram condições de arcar com o pagamento do IPTU. Além disso, o imposto referente ao ano de 2021 está prestes a ser cobrado, juntamente com outras taxas.

“A situação é de enorme aflição, embora a gente entenda que o momento do ponto de vista da saúde também é difícil. Mas existem dois lados: o lado da saúde, a crise da saúde, e a questão econômica. A economia tem que funcionar. A situação é muito grave, os estabelecimentos são empresas pequenas que não têm gordura financeira para conviver com essa situação, e a gente está se aproximando do mês de abril e o IPTU de 2020 a grande maioria das empresas não conseguiu pagar, e já estamos às vésperas de receber o IPTU e todas as taxas de 2021”, afirmou o representante sindical.

Ele explicou que está buscando um diálogo com o governo, uma vez que o fechamento das empresas implica em desempregos.

“Reconhecemos a situação e a dificuldade que o governo também enfrenta para equacionar essa questão com os decretos estaduais que impõem limitações, mas nós temos que encontrar uma forma, sob pena de se instalar um caos social. O fechamento das empresas implica em desemprego, e isso é uma cadeia, uma coisa puxa a outra. Se não roda a economia, afeta todos os setores. Isso é uma cadeia que envolve todas as atividades”, afirmou.

O presidente do sindicato ressaltou ainda que somente com a vacinação em ritmo acelerado por amenizar a situação provocada pela pandemia.

“A gente espera que a vacinação ganhe um ritmo mais acelerado, porque a gente só enxerga amenizar essa situação intensificando o processo de vacinação. Vamos buscar com o prefeito a isenção do IPTU de 2020 para aqueles que não pagaram. Se o prefeito disser que não tem amparo legal, podemos tentar de repente um desconto, buscar uma aprovação de um decreto municipal que amparasse do ponto de vista legal o gestor para conceder isso, pois a situação é difícil, com as empresas fechando e o desemprego aumentando”, destacou.

Getúlio Andrade espera que nos próximos dias, os estabelecimentos possam retomar as suas atividades também no final de semana.

Pelo decreto publicado ontem pela prefeitura, agora os estabelecimentos estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira até às 19h, e o delivery até à 0h. Nos finais de semana, no entanto, com o lockdown, bares e restaurantes não podem abrir as portas e a venda de bebidas alcóolicas também é proibida. “Só no delivery não dá, a não ser alguns estabelecimentos que já tem a tradição”, enfatizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

Operação No Service

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana não prestou esclarecimento sobre o inquérito que o MPF anunciou na...

25/04/2024 às 14h00

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade