Bahia

Em quarentena, enfermeiro deixa recado no lixo para alertar coletores: 'Lixo produzido por pessoas positivas para a Covid-19'

Esposa do enfermeiro conta que a ideia surgiu para inspirar outras pessoas que moram no centro urbano.

04/07/2020 às 12h04, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mesmo em momento de grande dificuldade, uma família de Itapicuru, distrito de Irecê, centro norte da Bahia, decidiu pensar no próximo. Contaminada com coronavírus e em isolamento social há pouco mais de uma semana, o enfermeiro Túlio Barbosa, de 31 anos, decidiu deixar bilhetes no lixo para que os coletores tomassem o devido cuidado no manuseio das sacolas e evitassem uma possível contaminação.

“A ideia foi de Túlio, mais pensando em pessoas que trabalham com reciclagem e os coletores de lixo. Por conta de essas pessoas que procuram material reciclável, geralmente serem desinformadas, e muitas não terem outro meio de vida. Na nossa comunidade rural não é muito comum isso, mas ele quis deixar uma mensagem para poder inspirar outras pessoas que moram no centro urbano a fazerem o mesmo. A gente não esperava a repercussão”, contou a esposa de Túlio, Queilane Vieira.

Túlio e Queilane desconfiaram que estavam contaminados pelo coronavírus no meio de junho, quando sentiram sintomas compatíveis com a doença. Porém, os primeiros testes não atestaram a presença do coronavírus. Só depois, quando já estavam assintomáticos, os testes apontaram a infecção.

“Meus filhos foram assintomáticos desde o início. Mas Túlio e eu fizemos exames e tivemos um falso negativo, mesmo com todos os sintomas, devido ao vírus não estar tempo suficiente no organismo para ser detectado por teste rápido. Depois de 20 dias que tínhamos apresentado os sintomas, testamos positivo, quando já não estávamos mais sentindo nada”.

Os pais de Túlio não moram com o enfermeiro, mas também foram contaminados pelo coronavírus. O pai precisou ser internado para receber atendimento hospitalar. Diabético, o senhor de 54 anos realizou um teste no último dia 22, mas o resultado não apontou o coronavírus. Cinco dias depois, o quadro piorou, com tosse e falta de ar. Um novo exame foi realizado e comprovou a presença da Covid-19.

“O médico solicitou novos exames, pelo fato do pai dele apresentar um estado delicado e ter testado positivo. Agora nós estamos bem, mas o pai de Túlio ainda está em tratamento, mas estável”.
O pai do enfermeiro está internado no Hospital Municipal de Irecê. A família aguarda com apreensão para que o senhor retorne para casa saudável.

Além do trabalho na área da saúde, Túlio também é idealizador e voluntário do projeto social Itapicuru: Esporte Para Todos, na região. Desde 2016 que ele desenvolve atividades sociais com crianças de 6 a 13 anos. Por causa da pandemia, o enfermeiro está em campanha para arrecadação de alimentos e material de limpeza para doações

"Se você quer ser nosso parceiro, nos procure aqui em Itapicuru, ou por meio do nosso instagram: @esporte262irece", pede Túlio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade