Feira de Santana

Em fórum de franquias, palestrante dá dicas para sobreviver e crescer no mercado

O Sebrae, um dos organizadores do evento, comemorou o resultado.

22/11/2019 às 11h56, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Orisa Gomes

Teve início na quarta-feira (20) e encerrou ontem o I Fórum Bahia Franchising. O evento, que aconteceu no Ária Hall, contou com a presença de cerca de 200 empresários de Feira de Santana e região, interessados em compreender um pouco mais sobre o funcionamento do mercado de franquias. O Fórum fez parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, que segue até o próximo domingo (24). 

Entre os palestrantes do segundo dia do evento estava Alexandre Bomeny, sócio-administrador da Bob’s, que falou sobre “A Guerra dos Sanduíches” e deu dicas para sobreviver nesse mercado.

Conforme explicou ao Acorda Cidade, o termo guerra faz referência a alta concorrência e para resistir a ela e crescer é necessário investir em uma linha de produtos cada vez melhor, com preços mais competitivos.

Outro fator que é necessário estar atento, de acordo com Bomeny, é a mudança de comportamento do consumidor e as transformações digitais. Ele afirma que 70% do público jovem, por exemplo, prefere ficar em casa atualmente, do que sair para comer fora. “Preferem assistir alguma coisa na Netflix, TV em casa, fazem reuniões de amigos… E pedem alimentação pelos aplicativos. A gente precisa entender e estar de olho nesse contato, estar nos portais de vendas virtuais”, alertou.

Desafios e vantagens

Os maiores desafios no universo das franquias, segundo Alexandre são justamente as rápidas transformações do mundo, além da competição. Já entre as vantagens está o suporte oferecido pelas franqueadoras, com entendimento de mercado e direcionamento para o combate a concorrência.

Boas perspectivas

O empresário afirma ainda que está extremamente otimista com o país, com base nos índices. “A gente está com inflação controlada, temos o país já com projeções feitas pelos bancos, para fazer o crescimento do PIB e o principal é que a taxa de desemprego vem caindo. Na medida em que se tem a retomada da venda, a prosperidade dos negócios volta”, comemorou.

Sebrae comemora sucesso do Fórum

Isailton Reis, gerente regional do Sebrae, que promoveu o I Fórum Bahia Franchising com apoio da ABF, Feira Empreende e Fecomércio, comemorou os bons resultados do evento. Segundo ele, além de aproveitar as palestras, os participantes realizaram negociações nas bancas de franquia e o Sebrae, apresentou o programa de apoio a empresas que desejam franquear.

“Sabemos que o processo para uma empresa que deseja franquear é um processo que não pode ser sem planejamento, sem viabilidade de mercado, sem organização na forma de fazer. Então, nós fazemos o processo de apoio, desde a análise se determinado negócio é franqueado, o mercado que pode atingir, até chegar o momento em que prepara os instrumentos para a relação do franqueador com o franqueado”, explicou.

Reis acredita que Feira de Santana tem alto potencial para as franquias e que o evento foi uma semente plantada, que dará bons frutos no futuro. “A gente espera que possam surgir novas franquias em Feira”, completou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade