Saúde

Em Feira, 37 pacientes aguardam transferência para unidade hospitalar

As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

31/01/2022 às 17h56, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em Feira de Santana, 37 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas aguardando transferência para uma unidade hospitalar até a tarde desta segunda-feira (31). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Uma paciente de 81 anos está isolada aguardando há seis dias por uma vaga para tratar uma infecção urinária grave. Outro paciente tem 41 anos e aguarda transferência há dez dias para tratar de uma crise hipertensiva. Tem outra paciente que está há três dias esperando por uma vaga para tratar de um apendicite.

Dos 37 pacientes, dez estão na UPA Queimadinha, nove na UPA Mangabeira, seis na Policlínica do Parque Ipê, quatro na Policlínica do Tomba, três na Policlínica do Feira X, dois na Policlínica da Rua Nova, dois na Policlínica do George Américo e um na Policlínica de São José.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas. Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.
 

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade