Educação
Unicef reúne em Feira representantes de 60 municípios
O combate a evasão escolar foi assunto discutido durante o encontro.
10/08/2022 às 16h12, Por Amanda Pinheiro

Tão importante quanto garantir o acesso à escola é assegurar a permanência dos estudantes ao longo do ano. Este tema, que é também um dos principais desafios da escola pública, marcou o encontro de coordenadores operacionais, articuladores e mobilizadores do Selo Unicef e da Busca Ativa Escolar.
O evento, nesta terça-feira, 9, reuniu representantes de mais de 60 municípios da Bahia em Feira de Santana. Foi no auditório da Unex (antiga UniFTC).
O encontro contou também com a participação de secretários municipais, como a professora Anaci Paim, de Educação, e Antônio Carlos Borges Júnior, de Desenvolvimento Social, ambos de Feira de Santana.
A evasão escolar é uma das preocupações do Selo Unicef, que é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A atual edição do selo teve início em agosto de 2021 e segue até 2024, nos 236 municípios que aderiram ao propósito.
“Cada vez mais ampliamos as políticas institucionais de acesso à vaga na rede municipal, mas precisamos criar alternativas para que o estudante permaneça na escola e tenha o desempenho de aprendizagem esperado”, destaca a secretária Anaci Paim.
Em Feira, a rede municipal de ensino registrou um significativo crescimento na matrícula pós-pandemia. Saiu de 48.600 em 2019, para 54.550 estudantes no ano letivo de 2022.
A secretária destacou que, para colocar em prática as estratégias de permanência desses estudantes, são necessárias ações articuladas entre a comunidade escolar, a família e o poder público. Em Feira de Santana, as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde atuam em conjunto para combater a evasão escolar e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
Mais de 60 municípios da Bahia participaram deste primeiro encontro realizado este ano pelo Unicef – os próximos são Vitória da Conquista e Salvador.
“No período entre 2020 e 2021, 3,7 milhões de crianças ficaram fora da escola, um número que representa um absurdo. Por isso, os encontros buscam articular e fortalecer nossas estratégias para trazê-las de volta e para garantir o avanço para os próximos anos”, argumenta Bruno Viecili, representante do UNICEF no evento.
As informações são da Secom da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Programa de Extensão
Uefs oferece cursos gratuitos de programação e desenvolvimento de app para estudantes do ensino médio
As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro de 2023. Para se inscrever, os estudantes devem preencher um...
10/12/2023 às 22h20

Educação
Mais de 23 mil estudantes participam do 1º dia de provas do Vestibular Uneb 2024
Nesta segunda-feira (11), 2º dia de prova, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e...
10/12/2023 às 17h35

Educação
Para melhorar aprendizagem, países estão proibindo o uso de telas na sala de aula
Uso desregulado das telas podem causar prejuízos físicos, mentais e sociais para o desenvolvimento das crianças.
10/12/2023 às 06h21

Brasil
Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral
De acordo com a relatora, a carga atual é insuficiente para dar conta de disciplinas como português, matemática, história e...
09/12/2023 às 14h16

Feira de Santana
Espetáculo exalta Feira de Santana e homenageia feirenses
Ação envolve componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa.
08/12/2023 às 21h47

Feira de Santana
Primeira escola com sistema de captação de água da chuva será entregue em Humildes
A obra chegou a 99% de concluída e passa apenas pelo processo de limpeza.
08/12/2023 às 09h27