Educação

Pais e estudantes realizam manifestação em escola municipal do bairro Conceição II

Segundo eles, as aulas estão acontecendo até às 10h por falta de professores.

16/05/2022 às 10h18, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Com diversos cartazes, pais e estudantes, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (16), na Escola Municipal Emiliana Souza Oliveira, localizada no bairro Conceição II em Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade, Jonenir dos Santos, mãe de uma estudante, contou que a unidade escolar está sem professores e sem funcionários suficientes, para manter a escola aberta durante todo o dia. Segundo ela, as aulas estão acontecendo até às 10h da manhã.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu tenho uma filha que possui necessidades especiais que estuda aqui, mas infelizmente a escola não tem professores, nem auxiliares, muito menos funcionários. Estamos precisando de uma ajuda, porque a escola só está funcionando até 10h e o ensino continua caótico. Ficamos dois anos com os estudos parados, e não só eu, mas também outras mães que possuem filhos com necessidades especiais, precisamos de um suporte. Estamos aqui nos manifestando, porque lugar de estudante, é dentro da sala de aula”, contou.

Segundo Joseane Conceição de Jesus, a merenda escolar também não está sendo distribuída.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O meu filho estuda aqui nesta escola, sendo que não tem professores, os agentes de limpeza também não estão trabalhando, porque nem banheiro digno, essa escola aqui tem. A merenda escolar não está tendo, e uma das mães, que está vindo aqui ajudar e dar este suporte, porque se ela não vier, como é que vai fazer com tanto aluno? Eu acho que o prefeito não sente o que é isso, porque não é com nenhum filho dele, pagamos tantos impostos para que nossos filhos tenham uma escola de qualidade e só temos isso”, relatou.

Segundo Ana Kerlia, mãe de um estudante, a escola foi construída há cerca de cinco anos e mesmo após ter ficado por quase dois anos fechada em virtude da pandemia, os estudantes ainda enfrentam barreiras para estudar.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“As reclamações sempre serão as mesmas de todos os pais. Falta de funcionário, pagamento dos professores, então por isso que pedimos que o prefeito possa resolver tudo isso. Nossos filhos não aguentam mais ficar apenas em casa, já não basta os dois anos de pandemia sem nenhum tipo de direcionamento, e ainda tem esta escola que tem uma estrutura nova, se não me falha a memória, tem cinco anos de construída, mas não tem professores. Nós não iremos desistir, ficaremos no pé, até que tudo se resolva”, concluiu.

O que diz a prefeitura?

Em nota enviada ao Acorda Cidade pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a secretária de Educação, Anaci Paim refutou o protesto dos pais.

“Não há justificativa para tantas reclamações na escola Escola Municipal Emiliana Souza Oliveira, localizada no bairro Conceição II em Feira de Santana. As aulas foram reiniciadas depois que o prédio passou por uma manutenção completa e está tudo arrumadinho. A alegada falta de merendeira não foi comunicada à secretaria. E, mesmo assim, a direção da escola pode remanejar alguém para fazer a merenda, sem qualquer problema”, argumentou.

A nota diz ainda que “o Governo Municipal repudia a manifestação, chamando a atenção para o fato de que as próprias fotografias publicadas na matéria mostram muito bem como está o ambiente na escola, as cadeiras, as boas condições das instalações. A merenda é de qualidade e a reivindicação de melhoria no cardápio não tem razão de ser. Não estão faltando vários funcionários.”.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho filho na escola , e a escola tá sem foncionario de limpeza , só tem uma pessoa pra limpa a escola toda em pouco período de tempo por que saí os alunos da manhã entra os da tarde salário dos professores sendo pago pela metade , é um absurdo cader a verba que foi mandada? , essa é a pergunta que não tá tendo resposta .

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade