Dia do Estudante

Jovem aprovado em medicina com 13 anos revela 5 dicas para redação do Enem

O estudante destaca que a prática é um dos fatores que leva à perfeição.

11/08/2022 às 12h43, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

jovem aprovado em medicina com 13 anos

O adolescente Caio Temponi, de 14 anos, é o mais novo estudante a ser classificado em processo seletivo de Medicina no Brasil (ele foi aprovado quando ainda estava com 13). Uma das primeiras coisas que gera curiosidade na maioria das pessoas, é sobre como acontece a rotina de estudos que resulta em tantas aprovações.

Natural de Três Rios (RJ) e morador de Fortaleza, Caio está matriculado no 2º ano do ensino médio, mas já coleciona aprovações em diversas instituições de ensino superior.

  • -Passou em 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF);
  • -Foi aprovado em 1º lugar na Escola Preparatória administracao-em-universide Cadetes do Ar (Epcar), da -Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos;
  • -Aos 13, foi aprovado em 1º em Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece);
  • -Passou em 1º em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
  • -Obteve o 1º lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA);
  • -Passou em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) ainda com 13 anos.

Para ajudar os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Caio revelou 5 dicas imperdíveis de como se sair em uma das principais etapas da prova: a redação.

1- Repertório

Conforme o estudante, ler o máximo de livros para ter um bom repertório é muito importante na hora de escrever um texto, o que não é diferente no caso da redação.

2- Consumir conteúdo que auxilie o conhecimento

De acordo com Caio, “assistir a filmes e documentários, sempre atento às informações é muito importante e contribui muito para o nosso repertório. Pois, na Redação, você precisará utilizar todas as informações que acumulou ao longo dos estudos e da vida”, disse.

3- Treinar

Segundo o estudante, a prática é sim um dos fatores que leva à perfeição. “Fazer duas ou três redações semanais, e nunca utilizar celular no momento da escrita são duas dicas muito importantes para ir bem na redação do Enem”, afirmou.

4- Cálculo de tempo

Calcular o seu tempo na redação e tentar, a cada Redação, ir diminuindo o tempo gasto é mais uma dica do adolescente. “No Enem, o seu tempo é corrido, logo, precisará desses minutos, para que o tempo trabalhe a seu favor”, recomendou.

5- Boa caligrafia

Por fim, Temponi afirmou que a boa caligrafia também é uma forte aliada para os estudantes que vão prestar o exame.

“Fazer uma letra legível, para que o corretor possa ler sua redação com boa impressão também é importante. Não adianta correr contra o tempo e deixar sua letra ilegível. Com uma boa caligrafia, com certeza, seu resultado será bem melhor”, finalizou.

Caio já foi aprovado na última edição do vestibular de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), mas não parou por aí. A aprovação mais recente foi para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O adolescente também já foi classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2021, também ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões. Agora se prepara para o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O currículo de aprovações segue longe de acabar. É que, ainda neste ano, o estudante foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Ele concorria com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar tal façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.

MF Press Global 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse menino é super dotado, poderia ter a condição que fosse, seria assim. Olhem aquelas crianças que estão no super gênios do domingão? Essas pessoas nascem com um QI muito acima do normal e vão longe em tudo que fazem relacionado a estudos.

  2. Achei inspiradora a história desse jovem , considerando que a maioria hoje em dia não se interessa muito com os estudos , e o conhecimento é a coisa mais importante que o ser humano pode conquistar , acho que os prefeitos, governantes e políticos em geral devem investir cada vez mais em educação para os jovens.

  3. Concordo em parte com seu comentário , porque se o garoto não gostasse de estudo, de nada adiantaria ter família com boas condições financeiras.

  4. Certamente o garoto é bem nascido de uma família tradicional rica ou de classe média alta !!! estuda sempre em boas escolas e com toda certeza não vê os pais ou a mãe trocar o almoço pela janta para tentar sobreviver todos os dias quando se tem dinheiro não há empecilho portanto passar em 100 vestibulares ou 1000 não há como se espantar para quem tem oportunidade tudo vem por tabela !!!!!!!!!!! .

    1. È um fator forte, estudar em boas escolas, sem dúvidas, entretanto não é determinante pra nenhum indivíduo não se sentir capaz apenas por n ter tido as mesmas oportunidades. Temos exemplos aqui em Feira de Santana do rapaz aprovado em medicina e que inclusive estudava e ajudava com aulas online outros estudantes, com poucos recursos, em uma casa sem energia elétrica. Temos outro estudante tb do Tescla lá do Sim, aprovado em medicina na Uefs. Se formos colocar nossa condição de sobrevivência a frente de tudo, permaneceremos apenas existindo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade