Educação

Ivannide Rodrigues Santa Bárbara receberá título honorífico de Doutora Honoris Causa

É o primeiro a ser concedido a uma mulher, e o primeiro a ser concedido a uma pessoa da raça negra.

10/08/2022 às 09h43, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Em sessão histórica realizada hoje (9), o Conselho Superior (Consu) da Universidade Estadual de Feira de Santana, aprovou a outorga do título honorífico de Doutora Honoris Causa a Ivannide Rodrigues Santa Bárbara. A outorga do título tem um caráter duplamente inédito. É o primeiro a ser concedido a uma mulher, e o primeiro a ser concedido a uma pessoa da raça negra. O título é concedido pela Uefs a personalidades que tenham se destacado seja pelo saber, seja pela atuação em prol do conhecimento ou do melhor entendimento entre os povos.

Ivannide Santa Bárbara, como é conhecida, é uma cidadã feirense que colaborou historicamente para o fortalecimento dos movimentos sociais da cidade e da Universidade Estadual de Feira de Santana, enquanto militante do Movimento Negro Unificado e da Frente Negra Feirense (FRENEFE). Teve participação relevante nos debates e na implantação da política de acesso por cotas nos cursos de graduação da Uefs, como política de reparação a grupos historicamente excluídos do Ensino Superior, especialmente a população negra. Sua contribuição histórica também é reconhecida na defesa e luta contra a intolerância religiosa direcionada às religiões de matriz africana, e na difusão da cultura negra.

Sua atuação também tem sido relevante na política feirense, tendo sido presidente do Partido dos Trabalhadores, e militante atuante contra o racismo e em favor da democracia e da justiça social. “Ivannide Santa Bárbara influenciou uma geração de militantes que trilham hoje o caminho da defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, um legado inestimável para a humanidade em tempos de barbárie, e uma justificativa inquestionável para que ela mereça essa honraria concedida pela Uefs”, destacou o reitor da Uefs e presidente do Consu Prof. Evandro do Nascimento.

A outorga do título foi uma proposição do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, e contou com inúmeras cartas de apoio de entidades do movimento negro, de sindicatos, de movimentos sociais, de personalidades acadêmicas e da sociedade Feirense. A Reitoria da Uefs deve divulgar a data da solenidade de entrega da outorga do título a Ivannide Santa Bárbara o mais breve possível.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, Ivannide Santa Bárbara! Mais que merecido a honraria Doutora Honoris Causa.

    Cordialmente,

    Universidade Anhanguera Feira de Santana.

  2. Uma justa escolha. Essa mulher influenciou a minha geração seja como cidadã, militante política partidária ou na liderança da Frente Negra Feirense. Parabéns Negona, um grande abraço.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade