Feira de Santana

Feira vai sediar encontro para discutir busca ativa escolar pelo Selo Unicef

Iniciativa pretende reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.

08/08/2022 às 11h41, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: ACM/Secom

Feira de Santana vai reunir técnicos das áreas de Saúde e Educação, engajados no Selo UNICEF e na Busca Ativa Escolar, para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem. O encontro será realizado nesta terça-feira (9), das 8h às 16h, na UniFTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), e seu parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), e faz parte da metodologia do Selo UNICEF.

O objetivo é compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias, a fim de atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. Evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências serão alguns dos temas abordados.

BUSCA ATIVA ESCOLAR

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

SOBRE O SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na Bahia, 236 municípios participam da atual edição que teve início em agosto de 2021 e segue até 2024.

Durante estes quatro anos, as gestões municipais que aderiram à iniciativa participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais, são monitorados. Ao final da edição, o UNICEF avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso era obrigação do conselho tutelar que não faz nada na cidade, as crianças tudo atoa e eles não fazem nada! Várias denuncias lá e ninguém resolve nada até acontecer uma merda maior e colocarem a culpa nos outros.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade