Feira de Santana

Estudantes da Educação Profissional de Feira de Santana iniciam projeto de leitura sobre temas sociais

27/05/2022 às 09h17, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana, iniciaram, nesta semana, o projeto de leitura com o tema “Silenciamento? Não! O que a vida quer de nós é coragem!”. O objetivo do projeto é incentivar a prática da leitura e escrita através de ações que utilizam múltiplas linguagens.

A professora do CEEP e idealizadora do projeto, Adriana Bastos, explicou a proposta da atividade. “O intuito é levar o nosso aluno a aprofundar em assuntos que são importantes para que sejam cidadãos conscientes de seus direitos e capazes de romper a cultura de silenciamento que existe na sociedade. O tema se refere a toda forma de silenciamento e perpassa por vários subtemas como racismo, violência contra a mulher, homofobia, invisibilidade social, desigualdade social e machismo, entre outros”.

O encontro de lançamento, ocorrido na última terça-feira (24), contou com uma apresentação integral do projeto para os novos alunos; depoimentos de ex-alunos; apresentação de dança; e leituras de poemas realizadas pelos professores e estudantes. Além disso, a cantora Analu interpretou a música-tema do projeto “Passarinhos”, do cantor e compositor Emicida.

Ao longo do ano letivo serão realizadas várias ações: exibição do filme “Escritores da liberdade”, para a reflexão e produção textual; rodas de leitura com textos direcionados ou escolhidos pelos alunos; jogral; vídeos sobre o tema; seminários; dramatizações; produção textual nos mais diversos gêneros; debates; e palestras com profissionais da comunidade feirense; entre outras.

A estudante Nycole Cristine de Jesus, 14, do curso técnico de nível médio em Edificações, disse que o projeto é muito importante. “A leitura faz parte do nosso dia a dia e esse projeto incentiva os alunos a ler e a se envolver com a escola. Foi gratificante poder participar da abertura, pois apresentei com outras meninas uma coreografia de dança. Estou terminando de fazer um poema para poder recitar em outros encontros”.

Para a estudante Maria Clara Fernandes, 17, do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, a ação é estimulante. “Este projeto é mágico e vem nos despertando uma paixão pelos livros, contos, músicas e poemas. Através dele, iremos fazer uma verdadeira viagem ao mundo da leitura e do aprendizado”, comentou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade