Feira de Santana

Centro de Apoio ao Deficiente Visual realiza campeonato de dominó em homenagem ao Dia do Estudante

Segundo a coordenadora, os participantes da competição ganham medalhas e a atividade se torna bem interessante para eles, que ficam esperando por esse momento anual.

11/08/2022 às 12h41, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Teles de Carvalho realiza nesta quinta-feira (11), em homenagem ao Dia do Estudante, um campeonato de dominó entre os alunos matriculados na instituição, que tem por objetivo promover a reabilitação e socialização de pessoas com baixa visão até graus mais elevados de cegueira.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Fundação Jonathas Teles de Carvalho, Waleska Lima, o campeonato de dominó teve início na entidade, no ano de 2017, idealizado pelas professoras da área de exatas Ana Lúcia e Leila.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esse campeonato tem como objetivo criar um clima de competição, socialização e desenvolver as habilidades na área de matemática, concentração, raciocínio lógico, memorização, cálculo mental, dentre outras funções que ele acaba favorecendo. Atualmente, nós temos em média 230 a 240 alunos matriculados, das mais diversas idades. Temos aqui desde crianças, jovens, adolescentes, idosos, então toda e qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de deficiência visual, seja ela baixa acuidade visual ou cegueira, às vezes associada a outras deficiências, é recebida por nós para fazermos esse processo de reabilitação”, explicou a coordenadora.

Segundo ela, os participantes da competição ganham medalhas e a atividade se torna bem interessante para eles, que ficam esperando por esse momento anual.

“É uma atividade de vivência que a gente promove aqui nessa rede de apoio. Os participantes fazem sua inscrição, escolhem entre si suas duplas. Os professores aproveitam para, semanas antes, irem treinando com eles também. E cada mesa é acompanhada por um profissional do centro, que faz a descrição das pedras, que são coladas na mesa. Eles fazem a leitura tátil, então é algo que acontece naturalmente”, enfatizou a coordenadora.

Ainda conforme Waleska Lima, os estudantes têm muita facilidade de aprendizado com os jogos e a atividade garante a eles uma sensação de bem-estar. As regras também são facilmente apreendidas por todos. “São computados os pontos, tem as regras que são lidas e eles recebem antes em braile ou por meio digital. E durante as atividades complementares nós orientamos a todos sobre a linguagem própria do dominó”, detalhou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É desse tipo de projeto que necessitamos! A reabilitação para os deficientes visuais é difícil, e complexa.
    Conheço um exemplo incrível, ele superó suas dificuldades visuais, e foi para a escola se socializar, e foi bem acolhido, o tirando de dias tristes. O que quero dizer, é que a reabilitação e a socialização, através de enterações como em um jogo de dominó, diálogo livre com os colegas, e brincadeiras extimulantes ao raciocinio lógico, torna o deficiente visual mas preparado para o mundo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade