Se tudo está interligado, é difícil pensar que esta crise mundial não tem a ver com nossa educação.
19/04/2022 10h08, Por Kaio Vinícius
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Aprender lições com a vida é dever de todos os educadores: pais, professores, lideranças comunitárias e religiosas. Educar, antes de dar lições, é aprender com a vida cotidiana e com as crises. Da pandemia da Covid-19 nos cabe tirar lições e compromissos para o presente e para o futuro. Não nos esqueçamos que a historia é a mestra da vida.
APRENDER é uma capacidade humana e condição da nossa própria humanidade. A tribulação, a incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites, que a pandemia despertou, fazem ressoar o apelo a repensar nossos estilos de vida, nossas relações, a reorganização da nossa sociedade e, sobretudo, o sentido da nossa existência. Se tudo está interligado, é difícil pensar que esta crise mundial não tem a ver com nossa educação.
O QUE PODEMOS aprender com a pandemia? Como iniciar novos processos que contribuam para o nascimento de uma nova realidade educacional? Não existe solução fácil para problemas difíceis. Priorizar a educação supõe empenho concreto que vai desde a família até a elaboração de políticas públicas. Isso porque educar, é também, cuidar e ajudar a ver a realidade para nos colocar a serviço do próximo.
A PANDEMIA nos colocou de volta ao ambiente familiar. Nunca estivemos tanto tempo em casa. Esse ambiente possibilitou a redescoberta da disciplina, da ajuda mutua, da corresponsabilidade e dos limites da convivência familiar. Os pais são os primeiros educadores de seus filhos e, quando a família não cumpre sua missão, fica exposta aos contra valores oferecidos pela sociedade.
O BOM USO das redes sociais e sua utilização para favorecer a partilha do conhecimento ficou ainda mais evidenciado com a pandemia. É preciso acompanhar e utilizar de forma adequada essa bela oportunidade de proximidade virtual que jamais supera ou exclui o presencial. Agora, é preciso ousadia e criatividade em nossa capacidade de educar em tempos pós-pandêmicos.
ESSA PANDEMIA está passando. Essa tempestade mundial, já não assusta e devemos preparar uma nova geração pós-pandêmica, mais humana, fraterna, justa e mais solidaria. Jesus, o melhor de todos os educadores, o Mestre dos mestres, que “crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52), abençoe e recompense os que assumem a nobre missão de educar.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Médico Oftalmologista feirense preside maior evento de Catarata da América Latina
A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira.
19/04/2022 às 10h08Bahia
Sefaz e Detran esclarecem sobre licenciamento 2022 e emissão do CRLV
Além do tributo, é preciso pagar os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver.
19/04/2022 às 10h08Feira de Santana
Polícia Civil encaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em intervenção policial
A família de Marcelo afirma que ele não estava armado e não tinha envolvimento com a criminalidade.
19/04/2022 às 10h08Saúde
Testagem nas Escolas em 2022 tem 99,3% das amostras negativas para Covid-19
Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto.
19/04/2022 às 10h08Feira de Santana
Arraiá do Comércio só terá apoio da prefeitura se houver devolução de recursos para secretaria, diz Colbert
Prefeito aguarda remanejamento de um milhão de reais.
19/04/2022 às 10h08Economia
Ministério demite presidente da Petrobras e anuncia novo nome para ocupar o cargo
Após 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido. Indicado para o posto é Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
19/04/2022 às 10h08PUBLICIDADE
PUBLICIDADE