Bahia

É #FAKE que governador da BA pediu para prefeita de Porto Seguro 'inventar' 200 casos de coronavírus

Prefeitura de Porto Seguro diz que responsável pela mensagem será criminalizado.

30/04/2020 às 22h12, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A mensagem falsa usa um trecho do vídeo em que o governador menciona dados estatísticos para projetar o atendimento à população e fala da relação entre a proporção de leitos de UTI e o número de infectados. Em nenhum momento, ele faz qualquer pedido para que casos sejam "inventados".

Além disso, a reunião não foi feita apenas com a prefeita de Porto Seguro e não houve nenhum flagrante. Na verdade, havia outros prefeitos do extremo Sul do estado presentes à videoconferência, realizada na semana passada. Além de Cláudia Oliveira, estavam no encontro, por exemplo, os prefeitos de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itapebi, Santa Cruz Cabrália, Itamarajú, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas.

Rui Costa fez outras duas videoconferências com prefeitos das regiões do Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul e com prefeitos da região Sul.

"O vídeo não tem nada demais", afirma o governador. Ele fez um desmentido em seu perfil no Facebook. "A milícia digital da #fakenews é uma quadrilha que destrói o país. A última mentira foi com uma reunião em Porto Seguro. Denunciamos ao Ministério Público para identificar e processar criminalmente os autores. Peço que ajudem a desmentir. Já temos muito trabalho contra a #Covid19."

A frase que é dita à prefeita durante a reunião é: "Precisava ter 200 pessoas simultaneamente ativas com a doença para ocupar os 10 leitos de UTI". O governador não faz nenhuma associação dessa estimativa com verbas federais nem solicita alguma atitude da prefeita.

A prefeita também nega o que diz a mensagem falsa. Ela publicou a reunião em seu perfil no Facebook. "Isso é uma fraude. É fake. Uma irresponsabilidade", afirma o secretário municipal de Comunicação, Cézar Aguiar.

Em nota, a Prefeitura de Porto Seguro diz que "repudia qualquer tipo de disseminação de fake news, principalmente neste momento delicado de pandemia do novo coronavírus que todo o mundo está enfrentando". "São notícias falsas que levam pânico à população e desvirtuam todo um trabalho sério que está sendo desenvolvido por aqueles que atuam em prol da sociedade", diz o documento.

"A respeito de um vídeo criminalmente deturpado em redes sociais, envolvendo uma conversa entre o governador da Bahia, Rui Costa, e a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, cumpre-nos informar que estamos juntando forças para encaminhar para punição os responsáveis por tal desserviço. Trata-se de um crime e aqueles que cometeram devem ser penalizados com o rigor que determina a lei."

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade