Dia do Amigo

Dupla conquista milhares de seguidores ao compartilhar história de amizade e inclusão social na internet

O conteúdo da dupla já alcançou mais de 1 milhão de seguidores no Tik Tok, e mais de 500 mil no canal do Youtube, além do Instagram, que já alcançou 120 mil seguidores.

20/07/2021 às 08h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade é celebrado nesta terça-feira, 20 de julho, para lembrar que sozinho ninguém é capaz. Essa data ressalta a importância do contato próximo, das relações sociais e como é bom ter alguém com quem contar, seja nas horas alegres e também nos momentos de angústia e tristeza.

Aqui em Feira de Santana, entre tantas histórias de amizade e companheirismo, uma vem se destacando nas redes sociais e conquistando o coração de diversos seguidores, por transmitir sinceridade, amor desinteressado e acima de tudo por trazer o tema da inclusão social.

Foto: Reprodução/Instagram @renanbarbosa.oficial

Tudo começou quando o digital influencer Renan Barbosa, que é morador do bairro Papagaio, há cerca de seis anos ministrou aulas de teatro e entre os participantes do grupo estava Silvio, que é portador de Síndrome de Down.

“Essa história é imensa, daria um livro ou uma novela. Conheci o Silvio através de uma aula de teatro, da qual fui professor e nos primeiros momentos que eu o conheci, ele foi muito atencioso comigo, muito gentil. A aula era uma vez por semana. Na outra semana, quando Silvio chegou à aula, ele chegou com uma história muito séria, que causou curiosidade, mas ele não quis revelar pra todo mundo. Ele disse: ‘Renan eu tenho uma verdade para lhe dizer, descobri toda a verdade. Você é meu pai verdadeiro, sonhei com isso, vou fazer um exame e vou provar. Na outra semana, ele já chegou com um papel escrito ‘Renan Barbosa é pai de Silvio Araújo, de verdade’, relembrou Renan Barbosa, em entrevista ao Acorda Cidade.

A partir daquele momento, Renan adotou Silvio como se fosse seu filho. E pouco tempo depois eles começaram a compartilhar momentos da sua amizade nas redes sociais. Os vídeos mostram a dupla viajando, realizando atividades do dia a dia, se divertindo com amigos, além de compartilhar histórias engraçadas com os seguidores.

“Essa história foi crescendo até hoje, e pessoas de todo o Brasil como do mundo todo conhecem essa história. Pessoas de Portugal, Alemanha, Inglaterra. São pessoas que amam essa história e vêem por trás disso tudo o amor, e que esse amor gera inclusão. Silvio tem uma família maravilhosa, que cuida dele, dá todo conforto e amor que ele merece. Eu sou como uma segunda família. Ele passa vários dias na minha casa, a gente sai, viaja, passeia, mas ele tem a família dele”, salientou Renan.

Foto: Reprodução/Instagram
 

O influenciador contou ainda que antes mesmo de compartilhar histórias com Silvio, ele já trabalhava com as redes sociais. E Silvio também pouco a pouco foi se interessando em participar dos vídeos. Hoje o conteúdo da dupla já alcançou mais de 1 milhão de seguidores no Tik Tok, e mais de 500 mil no canal do Youtube, além do Instagram (@renanbarbosa.oficial), que já alcançou 120 mil seguidores.


“Com o convívio ele percebeu essa questão da gravação e demonstrou interesse em aparecer nos vídeos. Aos poucos eu ia filmando, fazia um ou dois vídeos, e a família, as pessoas me diziam: ‘Silvio passa o dia todo vendo esses vídeos, ele repete o dia todo em casa’. Daí eu percebi que isso levava entretenimento, diversão e que fazia bem a ele. E que me fazia bem e começou a fazer para milhares de pessoas que começaram a nos acompanhar. Ela ama o que faz e antes das pessoas se divertirem em casa, nós nos divertimos.”

Inclusão social

Foto: Arquivo Pessoal
 

O influenciador digital compartilhou que o convívio com Silvio se traduz em mais inclusão e de olhar para pessoas que possuem algum tipo de deficiência da forma como elas também se vêem e querem ser vistas na sociedade, como pessoas normais, que são capazes de realizar qualquer atividade do cotidiano e ter boas vivências.

“Dentro do nosso convívio, sempre busquei olhar o Silvio como uma pessoa normal e como ele quer ser tratado. Baseado nisso, ele percebeu o quanto era incluído em minha casa, junto com meus amigos, dentro da minha família. Então ele se sentiu família também, e assim se firmou o amor que ele tinha por mim, e que meus amigos e minha família tinham por ele. Falar em viajar, falou em Silvio. Ele é uma pessoa que ama passear, tirar fotos, que ama se comunicar, gosta de praia, piscina, de desfilar e passear. Então casou a dupla certa. Ele gosta de entretenimento e novidades. Agora não tanto, por causa da pandemia. Mas quando tudo isso passar, vamos voltar a ir para a praia”, destacou Renan Barbosa.

Apesar de não terem receio de andar juntos, Renan percebe que muitas pessoas o julgam por chamar Silvio de filho. Segundo ele, muitos não apoiavam ou tinham preconceito com a amizade.

“Ele me chama de pai, e eu o chamo de filho. As pessoas estranharam e não apoiavam isso. Mas isso fazia bem a ele. E fazendo bem a ele, me fazia bem. Então peguei essa verdade, pois pai é aquele que ama, cuida, orienta, aconselha, puxa a orelha, como eu faço com ele. Onde a gente vai, publicamente ou não, ele me chama de pai o tempo todo. E meu contato no whatsapp é Silvio, meu filho. Esse trabalho é de inclusão. O amor gera inclusão. Vamos incluir as pessoas.”

Empoderamento

Foto: Arquivo Pessoal
 

O influenciador busca também trazer à sociedade uma mensagem de empoderamento acerca das pessoas que nascem com a Síndrome de Down ou possuem alguma deficiência. O objetivo dele é fazer com os seguidores possam desenvolver um novo olhar, uma nova forma de lidar com essa parcela da população.

“Essa história foi crescendo e eu percebi o quanto as pessoas começaram a ter um olhar diferente para quem tem Síndrome de Down, para alguém com algum tipo de deficiência. A gente fala muito do empoderamento da mulher, do homem, vamos falar também do empoderamento das pessoas especiais, que precisam estar na sociedade. Se as pessoas assistirem aos meus vídeos, vão ver o quanto ele é capaz de dançar, fazer artesanato, de ajudar na cozinha, limpar a casa, lavar roupa. Silvio hoje significa pra mim um mundo melhor. Ele é meu melhor amigo, com ele compartilho todas as coisas. Ele entende e me aconselha do jeito dele. Ele significa a esperança de dias melhores, com mais amor, inclusão social, menos preconceito, e tudo de bom que existir.”

Foto: Reprodução/Instagram
 

Para Renan, a palavra ‘amigo’ significa tudo. “O amigo aconselha, erra, e a gente perdoa. O Silvio é um filho amigo. A palavra que fez tudo se transformar foi a amizade. E quando a amizade é verdadeira, é de parceria, dá bons frutos. Precisamos selecionar os bons amigos e a Palavra de Deus diz que quem encontra um amigo, acha um bom tesouro. Se você tem um amigo, diga que o ama, o valor que ele tem pra você, o que já fez de bom na tua vida. Não espere o momento da partida, da despedida, da última hora. Porque muitas vezes carregamos pessoas que amamos de verdade, mas custamos dizer ‘eu te amo’, que deveria estar contida no nosso vocabulário diariamente. E valorização. Não busque teu amigo só quando precisar de algo. Busca o teu amigo quando estiver tudo bem e faz com que ele possa participar também desses momentos bons. Inclua o amigo na convivência, porque a amizade é fundamental em todos os aspectos.”

Em entrevista ao Acorda Cidade, Silvio concordou com as palavras do amigo e pai Renan Barbosa. Ele confirmou que o influenciador cuida dele com muito carinho, o leva para passear em todos os lugares e dá até remédio quando ele precisa. “Eu o amo, ele cuida de mim, me dá merenda, faz bolo, viagem. Ele me dá roupas, tênis, me leva em todos os lugares.”

Fotos: Arquivo Pessoal

O Dia do Amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo. Já o Dia Internacional da Amizade é comemorado no dia 30 de julho. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU ), em 2011, com o intuito de que há amizade entre povos.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade