Feira de Santana

Dona de casa faz apelo para conseguir cirurgia ocular para a filha de 2 anos

Segundo os médicos informaram, a mãe da menina teria que desembolsar cerca de R$ 10 mil por cada olho da criança, fora os gastos com colírios e a lente especial.

25/02/2022 às 16h39, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A dona de casa Milena Araújo de Oliveira está vivendo um drama com a filha dela, Kataryna Oliveira, que precisa fazer uma cirurgia. Desde os três meses de vida, a menina foi diagnosticada com catarata congênita bilateral e faz tratamento para o problema.

Mas, segundo relatou a mãe, em entrevista ao Acorda Cidade, a garotinha, que hoje está com 2 anos e 11 meses, precisará passar por uma cirurgia ocular chamada facectomia com implante de LIO, a fim de recuperar a visão.

“De lá para cá ela ficou em tratamento na clínica, e os médicos disseram que ela só poderia fazer a cirurgia de catarata com dois anos. Eles acham que é porque eu tive o Zika Vírus, no exame de sangue detectou que poderia ter sido por isso, mas não deram certeza. E aí mandaram eu ficar indo para a clínica todo mês com ela até completar o tempo de fazer a cirurgia”, informou Milena Araújo.

Milena Oliveira destacou que a visão dela está muito comprometida. “Ela fica dentro de casa comigo, não posso trabalhar porque preciso tomar conta dela de forma integral. Só o pai que trabalha, ele é assalariado. E ela depende de mim pra tudo, não fica com outra pessoa, só comigo mesmo.”

Foto: Divulgação

O tratamento que Kataryna realiza é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém a clínica que a menina frequenta diz que não realiza a cirurgia. A mãe procurou então outras clínicas que também atendem pelo SUS, porém ouviu a mesma resposta.

“Conto com a ajuda de amigos e familiares, e estamos sempre correndo atrás desde que eu descobri esse problema, mas até o momento não tivemos sucesso. E é por isso que estou fazendo esse apelo, para que alguém venha nos ajudar, porque eu como mãe não sei mais o que devo fazer. A clínica que ela realiza o tratamento é conveniada com o SUS, mas não realiza a cirurgia. Tenho vários relatórios de várias clínicas que a gente já foi e também não obtivemos sucesso. Eles dizem que tem que fazer a cirurgia até os 4 anos para não ficar com a deficiência, mas não flexibilizam para ela poder fazer a cirurgia pelo SUS e até o momento nenhuma das portas que eu corri atrás se abriram”, lamentou a dona de casa.

Segundo os médicos informaram a Milena, ela teria que desembolsar cerca de R$ 10 mil por cada olho da criança, fora os gastos com colírios e a lente especial.

“Em Salvador eu já fui a dois hospitais, mas dizem que não fazem. E para fazer em Salvador, eu teria que morar lá, seria toda uma burocracia, porque o cartão do SUS tem que ser de lá, tudo tem que ser de lá. Mas tem como regular da Secretaria de Saúde para Salvador, basta alguém querer pegar a causa da criança, porque tem como fazer a cirurgia, é um direito da criança. Ela é uma criança que gosta de brincar, assiste televisão, só que é uma coisa limitada, ela cai, bate o rosto na parede, no vidro da porta, então não é uma menina que enxerga normal como as outras”, relatou.

Depois de tanto sobe e desce em busca de uma clínica que faça a cirurgia da filha, sem obter uma resposta positiva, ela então resolveu criar uma vaquinha virtual e disponibilizou o link, bem como uma chave PIX para transferências, a fim arrecadar recursos que possam auxiliar no tratamento e cirurgia da menina na rede particular.

Mas ainda que tenha iniciado essa campanha, a dona de casa não perde a esperança de conseguir a cirurgia pelo SUS e todo o tratamento que for necessário em Feira de Santana.

Eu corri atrás de todas as formas, e só ontem que eu criei uma vaquinha online e disponibilizei meu PIX para ver se consigo angariar algum valor. Todas as informações estão disponíveis nas páginas do Instagram @_katarynaoliveira e @milenaaraujo.ct. Para ir a Salvador, terei despesas com aluguel de casa, diárias de hospital, comida, transporte, mas eu estou desempregada e não recebo nenhum benefício do governo. Os médicos dela dizem que o caso não dá direito a receber nenhum tipo de valor”, acrescentou.

Como ajudar

As pessoas interessadas em ajudar no tratamento ou conseguir um meio de Katarina conseguir o procedimento cirúrgico podem colaborar com a campanha através de transferências bancárias feitas para a chave PIX 75982277654, que o número de telefone, ou através do link da vaquinha virtual https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-kataryna.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade