Artigo

O importante é semear

A pior maneira de começar uma frase é o pronome pessoal eu.

25/07/2022 às 15h47, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Aquilo que semeamos, colheremos. A norma vale para todas as situações. Muitas pessoas se queixam por não ter amigos, mas se esquecem de ser amigas. O relacionamento humano é uma seara promissora. Nenhum curso de boas maneiras substitui o coração. Como ter um relacionamento familiar e social agradável ?

FALE COM as pessoas. Nada há tão agradável quanto uma palavra de saudação sincera e alegre. Isso ajuda a quebrar o gelo e desfazer antipatias. Não tenha receio de tomar a iniciativa, principalmente, depois de um desentendimento. Seja cordial. Fale e aja com toda a sinceridade. Tudo o que tiver de fazer, faça-o com alegre disponibilidade. Sorria para as pessoas. O sorriso é a atitude de semear alegria e otimismo.

CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave é ouvir o próprio nome. Não esqueça: atrás do nome há uma pessoa concreta, com sentimentos, problemas, receios e expectativas. Ela é única e irrepetível no mundo inteiro. Seja amigo e prestativo. Há pessoas que se queixam dos resultados, mas não se interrogam sobre as próprias atitudes.

INTERESSE-SE sinceramente pelo outro. Lembre-se de que você sabe, mas não sabe o que os outros sabem. A pior maneira de começar uma frase é o pronome pessoal eu. Seja generoso em elogiar. É necessário, porém, que o elogio seja sincero. A pessoa bondosa perceberá bondade em todos. Nada mais vulgar do que a bajulação. A prudência é a melhor atitude diante da crítica. Seja uma pessoa bondosa e veja bondade em todos.

CONSIDERE os sentimentos dos outros. Existem três lados em uma controvérsia: o seu, o do outro e de quem está certo. Respeitar é uma atitude de boa educação. Nós sabemos algumas coisas, outros sabem outras coisas. A verdade é muito ampla e densa para estar só na cabeça de uma pessoa. Há diferentes maneiras de fazer algumas coisas. Pode ser que seu interlocutor tenha razão. O verdadeiro líder tem três atitudes: ouvir, aprender e saber elogiar.

PROCURE apresentar um excelente serviço. O que vale realmente em nossa vida é o que fazemos para os outros. É o serviço que dá dignidade a todas as profissões e a todos os gestos. A alegria de servir é nossa melhor recompensa. O próprio Cristo veio para servir e não para ser servido. Não tenha pressa na colheita. O importante é semear.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade