Feira de Santana

Motorista aposentado da Limpeza Pública, Manoel Pessoa recebe cidadania feirense

A iniciativa foi da presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota (PSDB).

27/09/2023 às 11h36, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Um motorista aposentado com alma de artista. Assim pode ser definido Manoel Pessoa, um paraibano de nascimento que vive em Feira de Santana desde os cinco anos de idade, onde constituiu família e construiu grandes amizades. Na noite desta terça-feira (26), ele recebeu o Título de Cidadão Feirense, durante sessão solene marcada pela emoção. A iniciativa foi da presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota (PSDB).

“Tudo em minha vida eu devo a Feira de Santana”, afirmou Manoel Pessoa, aposentado como motorista da Limpeza Pública que foi prestigiado pelos filhos e amigos. Ele agradeceu à vereadora Eremita Mota, a quem se referiu como “guerreira”, pela homenagem e relação de amizade ao longo dos anos. “Se eu voltasse ao passado faria tudo novamente”, destacou Manoel Pessoa, tomado pela emoção de ter a cidadania reconhecida, na cidade em que vive desde os cinco anos de idade.

Igual emoção tomou conta dos filhos presentes. Três deles discursaram na tribuna, exaltando a figura exemplar do pai e ressaltando a importância da homenagem prestada pela primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal. “Se eu pudesse vir ao mundo novamente eu queria ser filho dele”, disse Carlos Augusto Pessoa Dias, destacando o caráter e a honra de Manoel. Orgulho foi a palavra usada por Luciana Jones Pessoa para definir o pai e Manoel Pessoa Júnior se deixou tomar pela emoção e chorou.

A história de Manoel Pessoa foi contada por Eremita, que destacou as raízes do mesmo em Feira de Santana. “Ele construiu sua história trabalhando com dedicação e compromisso”, disse a autora da homenagem, que falou da vida do homenageado como motorista da Prefeitura Municipal e também de seu dom de artista, com foco na restauração de imagens sacras. Filho do comerciante José Marcelino Pessoa, conhecido como “Zumba”, em quem se inspirou para educar os quatro filhos.

“Celebramos com muita satisfação a concessão do Título de Cidadão Feirense”, afirmou Eremita, acrescentando que são os pequenos detalhes que constroem as grandes amizades. “Como bem nos revela o escritor baiano Itamar Vieira Júnior, na teia do esquecimento, a um homem que memória se faz de doses iguais de verdade e imaginação”, citou, justificando que a iniciativa foi exatamente para resgatar e mostrar a história de uma pessoa que faz parte da história de tantos feirenses.

A própria Eremita presidiu a sessão solene, que compôs a Mesa de Honra ao lado do homenageado, seus filhos Carlos Augusto Manoel Pessoa Júnior e Luciana. No plenário, Patrícia e Cristiane, também filha. No final da sessão, a presidente foi presenteada pelo novo cidadão feirense com um belo relicário com a imagem de Jesus Cristo de braços abertos.

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade