Feira de Santana

Dificuldades para enterrar entes queridos fazem aumentar buscas por planos funerários

Embora muitos segmentos se sintam prejudicados por conta da pandemia e ainda não se recuperaram, o setor do ramo funerário registrou um grande aumento de serviços durante este período.

02/11/2021 às 14h49, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Nesta terça-feira (2), é celebrado em todo o Brasil o Dia de Finados. A data, que é lembrada por algumas religiões, principalmente a católica, é dedicada a homenagear entes queridos que já morreram.

Entre os anos de 2020 e 2021, mais de 600 mil pessoas morreram devido às complicações da Covid-19. Neste período, além da perda de seres humanos em todo o mundo, a economia também foi afetada.

Embora muitos segmentos se sintam prejudicados por conta da pandemia e ainda não se recuperaram, o setor do ramo funerário registrou um grande aumento de serviços durante este período.

É o caso de uma funerária de Feira de Santana, que registrou uma grande adesão de planos funerários entre os anos de 2020 e 2021. Em entrevista ao Acorda Cidade, a supervisora geral da unidade, Adair Dos Santos Cerqueira, conhecida como 'Dainha', explicou que essa adesão foi motivada principalmente pelas dificuldades encontradas no momento da perda de um ente querido.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

"Aqui em nossa unidade, nós temos uma procura muito diversificada, seja das pessoas de classe baixa à alta. Tivemos cerca de 5 mil planos aderidos nesse período de pandemia, então é uma dificuldade que as famílias possuem naquele momento de perda de um ente querido, e com um plano funerário, essa burocracia se torna mais fácil", explicou.

De acordo com Dainha, em tempos anteriores, a maioria dos clientes era formada por pessoas mais velhas, mas segundo ela, atualmente, os jovens também estão em busca de planos funerários.

"Hoje as pessoas já possuem uma consciência de que a morte não escolhe as pessoas por idade nem cor. Ela chega na hora, podendo pegar muitas pessoas de surpresa. Aqui em nossa unidade, nós temos planos a partir de R$ 35, que dão uma cobertura de até três pessoas, como esposa, esposo e filho que esteja solteiro com até 30 anos de idade. A gente observa bastante que o momento em que a pessoa precisa do atendimento, mas não tem um plano e enfrenta todas as dificuldades", afirmou.

Ainda segundo Dainha, a rede funerária também dispõe de um Centro de Velório para acomodar aquelas famílias que não possuem local adequado para velar o corpo.

"Até o ano de 2019, ainda não tínhamos um Centro de Velório, mas agora essa já é uma nova realidade, onde temos como objetivo ajudar as famílias, que no momento da perda não têm onde velar o corpo. Então a gente observa também que muitas pessoas hoje moram em residenciais de apartamentos, moram em condomínios, e este local veio para facilitar essa parte também burocrática, mas que seja com o objetivo de poder acomodar os familiares com muita qualidade e segurança", afirmou.

Para Geraldo Gonçalves Vidal Neto, gerente regional de outra rede funerária, o plano funerário, atualmente, presta um serviço, uma vez que muitas pessoas não sabem como lidar com aquela situação de momento.

Segundo ele, o plano funerário utilizado nesse momento de dor, na partida de um ente querido, serve como consolo, para que a família não se preocupe com serviços burocráticos até que seja realizado o sepultamento.

"Hoje o plano funerário entra como uma solução completa em um momento em que as pessoas estão despreparadas e ainda mais com um nível de estresse muito alto. Então esse plano serve como uma solução de situações que são resolvidas durante o funeral, uma forma simples e sem burocracia. A gente sabe que um funeral hoje tem um custo elevado e geralmente as pessoas são pegas de surpresa, envolve situação financeira e o plano é a solução para isso, com um baixo custo", explicou.

De acordo com Geraldo Gonçalves, existem vários tipos de planos que são ofertados aos clientes.

"Um plano funerário, geralmente, vem completo, desde a ornamentação, preparação, se houver a necessidade do embalsamento, velório, translado, então a funerária cuida de toda essa parte, de todo esse serviço que é incluso. Além disso, há outros serviços que são externos, como a cremação, taxas de cemitério, locação de gaveta e, por isso, existem vários planos. Nós estamos há mais de 12 anos aqui em Feira de Santana prestando serviço com muita qualidade às famílias e recentemente", concluiu.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade