Educação

Dicionário norte-americano mudará conceito de racismo após reivindicação de jovem negra

Para as próximas edições, a expectativa é que o significado seja mais compreensível.

15/06/2020 às 15h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

Os protestos populares antirracistas não estão apenas tomando as ruas dos Estados Unidos nos últimos dias. Após uma reivindicação de uma estudante recém-formada em um curso de graduação na Universidade de Drake (Iowa), o Merriam-Webster, dicionário referência dos norte-americanos, vai mudar sua definição para a palavra “racismo”.

“Eu disse que devem incluir o fato de que um grupo de pessoas é alvo de uma opressão sistemática. Não é simplesmente 'eu não gosto de alguém”, explicou a jovem Kennedy Mitchum à mídia local. Para Mtichum, o conceito dado pelo dicionário deve ser mais apropriado à influência que o racismo tem para a população afetada por ele.

Em resposta, o diretor editorial do Merriam-Webster, Peter Sokolowski, confirmou que a atualização será feita para que o conceito dado pelo dicionário à palavra evite ambiguidade. "Pedimos desculpas pelos danos que causamos por não ter feito antes", escreveu o diretor em uma mensagem publicada pela Universidade de Drake.

A atual definição encontrada no Merriam-Webster para a palavra "racismo”, traduzida para o português é: "1. Uma crença de que a raça é o principal determinante das características e capacidades humanas e que as diferenças raciais produzem uma superioridade inerente a uma determinada raça; 2. a. Uma doutrina ou programa político baseado na suposição de racismo e projetado para executar seus princípios" ou "um sistema político ou social baseado no racismo; 2. b. Um sistema político ou social fundado no racismo; 3. Preconceito ou discriminação racial".

O dicionário Merriam-Webster é publicado desde 1828. Em maio, a versão on-line do dicionário registrou quase 50 milhões de visitantes únicos. Segundo o diretor Sokolowski, agora, a expectativa é para que o conceito de racismo esteja mais compreensível na próxima edição do dicionário.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade