Feira de Santana

Dia Mundial do Meio Ambiente: Comemorações têm início com plantio de árvores em escolas

O plantio aconteceu nesta terça-feira (2) em duas unidades de ensino.

03/06/2020 às 16h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Acácia e Limoeiro. Os nomes são de espécies de árvores que dão nome a dois bairros da cidade. E foi justamente nestas localidades, que a Semmam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), abriu as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – com o plantio de algumas dessas espécies. O plantio aconteceu nesta terça-feira (2) em duas unidades de ensino.

Foram contempladas inicialmente com essa ação a Escola Estadual Georgina de Melo Erismam, no Jardim Acácia, e a Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães, no Limoeiro, onde foram plantadas mudas de acácia e limoeiro, respectivamente. Além do plantio foi feita a distribuição de cartilhas educativas. Devido às medidas restritivas por conta do coronavírus, a ação contou com um número reduzido de pessoas.

A estudante da rede municipal Alana Helen, de 15 anos, que acompanhou o plantio, considerou a iniciativa da Semmam de grande importância. "Eu não sabia que no passado existia uma fazenda com muitos limoeiros e por isso, o nome do bairro. É muito significante para nós moradores conhecermos a história do nosso bairro", afirmou.

A diretora da Escola Dr. João Duarte Guimarães, professora Jucinalva Lacerda, revelou que o convite para essa ação foi motivo de felicidade para todos. "Desde que cheguei nesta escola para trabalhar tive a curiosidade em saber como surgiu o nome do bairro e o porquê de se chamar limoeiro. Hoje se sabe que é pelo fato de ter existido uma fazenda com essa árvore", disse. Ela observa ainda que, atualmente, quase não se encontram espécies dessa árvore chácaras e sítios, situados no bairro.

O chefe de Educação Ambiental da Semmam, João Dias, ressaltou que esse projeto, cuja finalidade é estabelecer a relação que os bairros têm com as árvores, visa despertar a curiosidade nas crianças e adolescentes e o sentimento de pertencimento. E será levado a outros bairros, como Baraúnas e o Parque Ipê. A atividade também contou com a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental, Hiram Freire.

Além do plantio de espécies de árvores, as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente incluem a coleta de amostra de água em algumas nascentes que serão submetidas à análise.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade