Bahia

Dia do Advogado: tecnologia aumenta produtividade de trabalho no setor jurídico

Startups como o site Previdenciarista desenvolvem aplicativos e plataformas digitais para otimizar a gestão e produção de peças processuais.

11/08/2019 às 08h34, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 11 de agosto é comemorado o dia nacional do advogado, que homenageia a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em São Paulo e Pernambuco. Embora as atividades jurídicas sejam fundamentais para a sociedade, este mercado pouco evoluiu até o início deste século e ficou conhecido como avesso a mudanças e inovações. Entretanto, a tecnologia veio para mudar este cenário.

Com o surgimento das legaltechs ou lawtechs – empresas que fornecem produtos e serviços tecnológicos para atender demandas e otimizar o tempo dos advogados, o setor jurídico começou a se inovar. Já são mais de 200 startups do setor no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), um deles é o Previdenciarista – plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário.

Segundo o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, são cerca de 80 milhões de processos em tramitação no Brasil. Para Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista, tecnologia propõe tornar o trabalho do profissional do Direito mais prático e produtivo.

“Softwares, aplicativos e plataformas como o Previdenciarista propõem auxiliar o trabalho de advogados, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia para atender a altíssima demanda na Justiça brasileira. Agora estes profissionais podem automatizar a criação de petições, gerando petições pré preenchidas feitas a partir de documentos dos clientes, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS do INSS, além de gerir e automatizar processos internos do escritório para facilitar o trabalho em ações judiciais”, explica Renan.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade