Profissões

Dia do Advogado: conheça alguns dos principais desafios da profissão que merece as homenagens

Não é uma tarefa fácil ser um operador do Direito. Para celebrar a data, a advogada Lorrana Gomes conta dicas valiosas para quem deseja investir na profissão.

11/08/2021 às 07h05, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Raphael Lucca 

Comemorado anualmente em 11 de agosto, o Dia do Advogado é uma data criada para homenagear os profissionais do Direito. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de orientar e representar seus clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Foto: MF Press Global 

Conforme lembra a advogada Lorrana Gomes, a data foi escolhida para homenagear a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. “Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827. Além disso, curiosamente em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados”.

Para celebrar a data, Lorrana destaca os principais desafios que os advogados enfrentam, “ou ainda vão passar por eles ainda durante a carreira”, destaca:

1- Começar os trabalhos

Assim como toda categoria profissional, não é fácil dar o primeiro passo.  Lorrana Gomes revela que “de início é preciso decidir qual carreira seguir (se advocacia pública, em escritório ou corporativa). Infelizmente é muito comum que jovens profissionais sofram preconceito por terem acabado de se formar, e muitos até questionam seus conhecimentos. No entanto, como estão recém-saídos da academia, tenho certeza de que eles estão por dentro de muitas legislações e súmulas que entraram em vigor recentemente e muita gente ainda nem conhece”, destaca.

2- Encontrar uma boa vaga no mercado de trabalho

Para isso acontecer, busque experiência naquela área que te agrada dentro da advocacia. Não é fácil, é algo que requer paciência e muito estudo”, define.

3- Concorrência existe, se sobressaia.

Existem muitos advogados no Brasil, e esse número só aumenta. “Então, se reinventem, estudem, e mostre que você pode ter um diferencial que irá destacar seu nome em meio à multidão”, revela a advogada.

4- Morosidade da Justiça

Não é novidade para ninguém que a justiça é conhecida pela demora em julgar alguns processos. Só que os tribunais estão investindo na informatização e isso está revertendo esta imagem tão consagrada. Ainda assim há muitos processos tramitando por aí, então saiba lidar com isso e saiba explicar isso ao seu cliente”, observa a advogada.

5- Advogar e empreender

Não costuma existir um curso de gestão na faculdade, mas o caminho de hoje em várias categorias passa pelo empreendedorismo. Então saiba que aí vão aparecer algumas dificuldades, pois advogar e empreender são funções que nada tem a ver uma com a outra, e é preciso muito jogo de cintura e conhecimento para ter sucesso nessa jornada”.

6- Tenha persistência

Se dedique, acredite e invista. Todo mundo passa por dificuldades, mas você pode conseguir se sobressair e se destacar em sua carreira”, pondera.

Como pode-se ver, advogar é algo que traz vários benefícios para a sociedade, por isso, Lorrana conclui: “É um desafio constante, mas é algo valioso e tenha a certeza de que é uma profissão honrada que merece todas as homenagens”.

MF Press Global  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade