Feira de Santana

Dia da Árvore é comemorado com plantio de ipês, exposição de desenhos e doação de sangue

A programação da data na cidade foi uma iniciativa do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e contou com a parceria do Hemoba e Escola Municipal Tereza Cunha.

21/09/2020 às 17h44, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O Dia da Árvore que é comemorado neste 21 de setembro foi marcado por uma programação especial em Feira de Santana, com direito a plantio de mudas de ipês, exposição de desenhos, trabalhos escolares e doação de sangue.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A programação da data na cidade foi uma iniciativa do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e contou com a parceria do Hemoba e Escola Municipal Tereza Cunha.
O plantio das árvores aconteceu na Rua Tupinambás no bairro São João e foram plantados ipês roxo, amarelo, branco e rosa. Uma unidade do Hemoba para a coleta de sangue foi montada na secretaria e exposição dos trabalhos escolares também aconteceu na Sesp.

João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes disse que o objetivo da programação do Dia Árvore foi celebrar a data arborizando a cidade com consciência e responsabilidade. De acordo com ele, foram plantados na Rua Tupinambás 52 ipês seguindo as técnicas e cuidados de arborização.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Também trabalhamos a questão da educação ambiental. Nós precisamos ter mais consciência da necessidade da preservação das árvores e do meio ambiente. Escolhemos a Escola Municipal Tereza Cunha e fizemos uma parceria. Os alunos desenvolveram vários trabalhos de poesia, desenhos e os selecionados estão aqui expostos. As pessoas que estão aqui participando estão escolhendo. Aquele que ganhar de cada ano receberá como incentivo uma bicicleta. A educação ambiental a gente entende que tem que começar da escola fundamental”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A professora Sheila Vieira da Escola Municipal Tereza Cunha de Santana, comentou que os alunos apresentaram para a exposição trabalhos que tiveram como tema a árvore. De acordo com ela, eles elaboraram as atividades com muito cuidado e dedicação e com a supervisão dos professores, mesmo de forma remota.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Demos todo o suporte, através de atividades remotas e eles trabalharam no sentido da preservação do meio ambiente. Temos hoje uma apresentação de belos trabalhos dos alunos do 1º ao quinto ano, alunos de 6 a 4 anos. Devido a pandemia trouxemos aqui um aluno para representar a comunidade escolar”, afirmou.

Márcia Almeida que é assistente social da unidade do Hemoba em Feira de Santana estava feliz com a participação da instituição na comemoração do Dia da Árvore e informou que somente durante a manhã, 50 pessoas doaram sangue. Ela frisou que a ação incentivou a fazer a doação de sangue funcionários da Sesp e comunidade.

“Ações como essa fazem toda a diferença e trazem um número maior de doadores. Consequentemente aumentam o nosso estoque de sangue. O número sempre precisa aumentar. Tem dias que a gente tem apenas dez doadores ou até menos e o estoque acaba ficando crítico ou muito crítico

Márcia declarou ainda que quem quiser doar sangue na unidade fixa do Hemoba pode marcar a coleta através do agendamento pelo telefone (75) 3614-1556, como também doar através da demanda espontânea. O Hemoba funciona  de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e de 13 às 17, ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA).

Secretaria de Meio Ambiente 

Também nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) através do Departamento de Educação Ambiental, realizou o plantou de várias árvores no Parque Resiliente, ao lado do Rio Subaé, nos bairro Irmã Dulce e no conjunto Luís Eduardo Magalhães. O Dia da Árvore foi criado com o objetivo de conscientizar a Sociedade, da necessidade que temos de plantar, cuidar e proteger as árvores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade