Feira de Santana

Curso de defesa pessoal para mulheres registra mais de 100 inscrições em apenas uma semana

O curso está sendo realizado no Centro de Convivência para idosos Dona Zazinha Cerqueira no bairro Muchila

24/09/2021 às 11h03, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Na última sexta-feira (17), a secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana, lançou o 'Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. A iniciativa fez parte das comemorações do aniversário da cidade, que completou 188 anos de emancipação política no sábado, dia 18 de setembro.

Foto: Divulgação

A primeira aula inaugural, também integrou as ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado a luta contra o suicídio, reforçando a manutenção e promoção de saúde das pessoas.

A assistente de atendimento, Orgamita Bispo Alves, participou da primeira aula inaugural. Para ela, o curso é de suma importância, permite que as mulheres possam ter a noção de como se defender, seja de um agressor ou até mesmo de uma pessoa armada.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Essa aula pra mim, foi muito importante. Nela, a gente aprendeu as técnicas da defesa pessoal. Muitas pessoas estão procurando o curso e apenas na primeira aula inaugural, muita gente saiu satisfeita", disse.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária municipal Gerusa Sampaio, explicou que o curso disponibilizado pela prefeitura, não visa medir forças entre mulheres e homens, mas dá a oportunidade deste grupo saber se defender.

"Este curso que é completamente gratuito, não é para medir as forças entre homens e mulheres, mas dá um equilíbrio emocional a esta mulher, disciplina e que se necessário, nós torcemos para que isso não aconteça, mas caso houver a necessidade, que elas tenham a técnica específica para se defender e nesse caso, evitar tragédias e conflitos e quem sabe, mortes", destacou.

O curso que está sendo realizado no Centro de Convivência para idosos Dona Zazinha Cerqueira no bairro Muchila, já registrou mais de 100 inscrições. Segundo a secretária, as aulas ocorrem duas vezes durante a semana.

"Hoje nós contamos com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Sedeso que disponibilizou aqui o local onde o curso está sendo realizado no Centro de Convivência Zazinha Cerqueira. Serão realizadas duas vezes por semana e as inscrições já estão à disposição das mulheres, quem tiver o interesse, podem acessar o site da prefeitura e no Instagram da secretaria que é o @smpm.fsa e em menos de uma semana, já tivemos mais de 100 inscrições e vamos nos esforçar para atender todas essas mulheres. Claro que o público prioritário é a mulher em situação de violência e aquelas que são assistidas pelo Centro de Referência", explicou.

Ações realizadas pela Secretaria

Ao Acorda Cidade, a secretária Gerusa Sampaio, destacou que o órgão busca cada vez mais, capacitar as mulheres feirenses para que sintam-se empoderadas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Qual o nosso objetivo aqui na secretaria? Capacitar estas mulheres, empoderá-las, mas que seja de uma forma muito tranquila para que ela possa extrair de dentro dela, que ela possui a capacidade de fazer algo bem. A partir do momento que eu sei que tenho condições de fazer algo e ter uma fonte de renda, eu estou empoderada para me libertar da dependência econômica. Infelizmente, muitas vezes dizemos, denuncie, saia de casa, mas como esta mulher vai manter a família, filhos? O prefeito Colbert Martins sempre sensível, é um grande entusiasta e vem dando condições para que possamos avançar e capacitar essas mulheres", disse.

Além dos cursos promovidos para as mulheres, a secretária também destacou novidades para os jovens, como forma de incentivo ao mercado de trabalho.

"Em breve estaremos anunciando não só para as mulheres, porque a nossa secretaria está aqui para atender as mulheres e as famílias, desta forma, vamos ter um curso para a juventude, um curso de informática avançada, porque eu tenho certeza que se a gente tira esses jovens da rua, nós damos a oportunidade de capacitá-los para o mercado de trabalho e assim, estaremos ajudando estas mulheres e suas respectivas famílias", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade