Anjo de Barro

Professora baiana Ionã Scarante lança livro em homenagem à arte de Maragogipinho

O livro também destaca os irmãos santeiros Rosalvo e João Santana, reconhecidos nacionalmente, além de outros mestres ceramistas.

13/05/2022 às 23h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

É através dos olhos da menina Santinha que somos convidados a sujar o pé de barro e nos encantar com a arte de Maragogipinho (Distrito de Aratuípe-BA). Anjo de Barro é o nome do primeiro livro infantil de Ionã Scarante, professora baiana da rede pública, natural da cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano.

Com texto leve e cativante, a autora apresenta as peças decorativas, esculturas e arte sacra que nascem nas olarias que dão vida à secular Feira dos Caxixis de Nazaré. Maragogipinho ganhou em 2004 menção honrosa no Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe como o maior centro cerâmico da América Latina. Anjo de Barro terá lançamento on-line no próximo dia 14 de maio, sábado, às 17h, no canal YouTube da Editora Mente Aberta.

A Feira dos Caxixis, que não é realizada há três anos por conta da pandemia, é apresentada aos pequenos leitores que acompanham as peripécias de Santinha, a protagonista da obra literária. “A magia da comunidade que vive no entorno da arte produzida em Maragogipinho precisava ser vista e admirada, e não só por crianças. É um lugar rico, mágico!”, define Ionã Scarante, que é professora de Língua Portuguesa e Literatura do IF Baiano (campus Valença) e doutora em Literatura e Cultura pela UFBA.

A relação com a comunidade de Maragogipinho vem de muitos anos, do tempo em que Ionã ainda era universitária e dava aulas de alfabetização para jovens e adultos. Um de seus alunos, o artesão Emanuel, virou personagem do seu livro. “Ele aparece em uma das páginas mostrando a Santinha uma de suas imagens sacras. Assim como ele, o livro ilustra outros artistas tão ricos em sabedoria. É uma forma de retribuir tudo que aprendi com eles em anos de ensino e pesquisa”, explica a autora.

O livro também destaca os irmãos santeiros Rosalvo e João Santana, reconhecidos nacionalmente, além de outros mestres ceramistas. “Assim como Santinha, também sou encantada pelo trabalho realizado pelas mulheres artesãs. A delicadeza das pinturas feitas por elas, a agilidade das mãos ao brunirem as peças, inspiram poesia. Suas narrativas me emocionam”, relata a autora.

“Entre as figuras de barro, moringas e bonecos, entre as brincadeiras com as demais crianças da terra, os festejos das feiras e a vivência da praça e da igreja, Santinha – menina ou anjo? – distribuía beleza e encanto no ambiente do barro. Assim cumpriu sua possível destinação. Talvez aos anjos não seja dado estar para sempre entre nós outros, pessoas comuns”, pontua Gláucia Lemos, escritora, poeta e membro da Academia de Letras da Bahia, que assina o prefácio do livro.

Com apresentação da escritora, poeta e professora Rita Queiroz e texto de contracapa assinado pela também professora e poeta Meg Heloíse, Anjo de Barro, tem um texto cativante, assim como as ilustrações de Débora Ayanne, professora de artes que reside em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. A publicação, que tem 32 páginas em formato 22x25cm, já pode ser adquirida no site da editora Mente Aberta.

Sobre a autora:

Ionã Carqueijo Scarante é baiana, mãe de Maria Flor (5 anos) e Henrique (2 anos). Natural da cidade de Nazaré, é doutora em Literatura e Cultura (UFBA), Professora de Língua Portuguesa e Literaturas (IF Baiano – Campus Valença), Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e uma das organizadoras das antologias: Mulheres Poetas (2021); Mentes Poéticas II (2021); Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações (2020), Poesias no Jardim (2019), Brasilidades Poéticas (2022). Membro das Academias AIML e AILB, do Mulherio das Letras (Brasil, Bahia e Portugal) e do Coletivo de Autoras de Literatura Infantojuvenil da Bahia (CALIIB), Anjo de Barro (2022) é a sua primeira publicação solo.

Serviço:

O quê? Livro “Anjo de Barro”

Quem? Autora Ionã Carqueijo Scarante com ilustrações de Débora Ayanne

Quando? Lançamento 14 de maio, sábado, às 17h

Quanto? Preço de capa R$ 39,90, pré-venda promocional a R$ 30,00

Onde? YouTube da Editora Mente Aberta através do link https://www.youtube.com/c/EditoraMenteAberta
  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade