Cultura

Academia de Letras de Feira de Santana publica edital para eleição de novos imortais

A Assembleia Extraordinária para eleição dos novos membros ocorrerá no mês de setembro e a solenidade de posse dos novos imortais será realizada no dia 18 de setembro de 2022.

09/08/2022 às 15h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA) está com inscrições abertas para eleição e posse de novos imortais. As inscrições começaram na última terça-feira (8), quando também foi publicado o edital, e seguem até o dia 8 de setembro.

A documentação exigida do candidato deve ser enviada através do e-mail: [email protected]

O edital permite as inscrições, no Quadro de Membro Efetivo, de personalidades que atuam na cidade como escritores, poetas, artistas plásticos ou cantores, que possuam elevada idoneidade moral e conduta ilibada, e que tenham como comprovar sua produção cultural, literária e artística no âmbito dos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, São Gonçalo e Tanquinho, todos integrantes da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).

Outros intelectuais e profissionais liberais podem fazer parte dos quadros de Membros Honorários, Membros Correspondentes e Membros Beneméritos, que são títulos honoríficos concedidos àqueles que atendem às normas estatutárias da instituição cultural.

O Edital completo pode ser acessado no site da academia: https://academiametropolitanadeltraseartes.blogspot.com/

A Assembleia Extraordinária para eleição dos novos membros ocorrerá no mês de setembro e a solenidade de posse dos novos imortais será realizada no dia 18 de setembro de 2022.

A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana é presidida pelo poeta e psicólogo Maroel Bispo, tendo como patrona a cadete Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil e como madrinha a professora Lélia Fernandes.

Veja as demais informações no Edital:

EDITAL PARA ELEIÇÃO DE NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA METROPOLITANA DE LETRAS E ARTES DE FEIRA DE SANTANA

1 – O Presidente da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando a necessidade de levar a efeito o ingresso de novos Acadêmicos, torna público que se encontram abertas inscrições para as seguintes vagas, nos respectivos municípios:

Feira de Santana: membros efetivos: 03 vagas; membros correspondentes: 02 vagas; membros beneméritos: 02 vagas.
São Gonçalo dos Campos, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Tanquinho: membro efetivo: 01 vaga; membros correspondentes: 02 vagas; membros honorários: 01 vaga; membros beneméritos: 01 vaga.

2 – O Estatuto e Regimento Interno estabelecem que para candidatar-se a ocupar uma cadeira vaga como Membro Efetivo, os interessados devem observar os seguintes critérios e procedimentos: possuir conduta ilibada, ser residente no município onde existe a vaga, obter a indicação de um membro efetivo da academia, comprovar produção cultural/acadêmica, e no mínimo, ter escrito um livro autoral de relevância literária, ou, sendo artista, ter produzido obra autoral de grande valor artístico, comprovar efetiva atuação em atividades artísticas, culturais e literárias em seu município.

3 – O candidato a Membro Efetivo deve enviar, dentro do prazo de inscrições, através e-mail: [email protected] os seguintes documentos, digitalizados, em formato PDF: requerimento de candidatura, ficha de inscrição, curriculum vitae com produção literária/acadêmica, 01 foto 3×4 fundo branco e uma carta de indicação de um dos membros da Academia. O requerimento e ficha de inscrição podem ser baixados através do link: https://bityli.com/eyGpRm

4 – O candidato a Membro Efetivo deve, antes de se inscrever, tomar ciência dos direitos e deveres dos membros, das finalidades e do funcionamento da Academia Metropolitana e para isso, é preciso ler o Estatuto e Regimento Interno, que estão disponíveis no site da academia, no seguinte link: https://bityli.com/XiUlHMV.

5 – O processo de escolha de membros honorários, beneméritos e correspondentes são diferentes. A escolha será feita pela Diretoria da Academia Metropolitana, acatando ou não as cartas de indicações dos membros acadêmicos efetivos, por escrito, conforme modelo específico, as quais deverão estar devidamente fundamentadas, justificando, a indicação. Junto à Carta de Indicação, deve ser anexado o Curriculum Vitae do candidato e sua Declaração de Anuência, que pode ser baixado neste link: https://bityli.com/cNwvpB

6 – Período das inscrições e envio da documentação: 08 de agosto a 08 de setembro de 2022.
7 – Assembleia extraordinária para eleição dos novos membros: 13 de setembro de 2022
8 – Cerimônia de posse dos novos membros: 18 de novembro de 2022.
9 – Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Academia Metropolitana.

Feira de Santana-BA, 08 de agosto de 2022.

Poeta e psicólogo Maroel Bispo
Presidente da Academia Metropolitana de
Letras e Artes de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade