Tecnologia

Criatividade e inovação a serviço da Engenharia em Mostra Científica na UniFTC

A mostra, realizada entre os dias 11 e 14, no campus da UniFTC, reuniu cerca de 350 estudantes.

20/11/2019 às 07h35, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Criatividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estas são as principais marcas dos trabalhos apresentados na Mostra Científica das Engenharias, realizada entre os dias 11 e 14, no campus da UniFTC. Cerca de 350 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental participaram do evento, que reuniu projetos de 14 disciplinas, com a proposta de aprender fazendo. A mostra foi realizada pela sétima vez e o resultado foi surpreendente, para alunos, professores e visitantes.

O aproveitamento das águas de chuva que escorrem pelo telhado de vários pontos do campus, a utilização da tecnologia para controle da iluminação da casa via celular, pontes com formatos inusitados e até protótipos de escavadeiras hidráulicas movidas por líquidos impulsionados pela pressão atmosférica, baseados nas Leis de Newton e Princípio de Pascal. Tudo isso com a viabilidade de funcionamento devidamente explicada pelos futuros engenheiros.

A possibilidade de captação de praticamente todo o volume da água que escorrem pelo sistema de calhas e o baixo custo do projeto são os principais aspectos apontados pelo estudante George Dantas, do 5º semestre de Engenharia Civil. “Como já existe 90% da estrutura, que é a cobertura – no caso específico da Biblioteca – o investimento é de aproximadamente R$20 mil”, informou. O grupo que elaborou o projeto prevê um acúmulo de 47 mil litros de água por mês.

Se a turma de Hidráulica deu show na mostra, sob o olhar atencioso de professores como Ivane Sena, que elogiou o nível dos trabalhos apresentados, os alunos de Instalações Elétricas não ficaram para trás. Dentre os muitos projetos, destaque para a “casa inteligente”, mais ou menos como aquelas que vemos nos filmes de ficção. “A proposta é acender e apagar a luz em três ambientes diferentes, usando o celular e o sistema wi-fi”, explicou o estudante Lucas Pimenta, diante do professor Ícaro Razeira.

O nível da mostra surpreendeu o coordenador do Colegiado de Engenharia Civil, professor Ernesto Neiva, que destacou o empenho dos estudantes e o resultado em forma de aprendizado. “Foi fantástico trabalhar a prática em cima da teoria”, resumiu, destacando que as palavras chave do evento foram criatividade e inovação. Ele falou ainda sobre a importância do envolvimento dos alunos e professores para o êxito da edição 2019.2, que segundo sua avaliação superior as anteriores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade