Covid-19

Covid longa ainda é estudada por OMS

A Covid longa vem preocupando médicos e pesquisadores, pois, as sequelas podem ser percebidos por seis meses ou mais após as pessoas deixarem os hospitais.

01/03/2021 às 08h18, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Covid longa ou Covid prolongada, é o nome dado aos sintomas que as pessoas ficam após se curar da doença.

Um estudo que está sendo feito no Brasil e em diversos países do mundo em colaboração com a OMS, identificou que cerca de 80% dos pacientes infectados continuam com sintomas. Esses podem se prolongar por semanas ou meses. Os estudos apontam que as mulheres são as que mais podem sofrer com a Covid prolongada. No Reino Unido, cerca de 74% das mulheres pesquisadas tiveram os sintomas da Covid longa. Das pesquisadas, cerca de 75% delas possuíam menos de 50 anos.

No Brasil, dos pacientes da USP de Ribeirão Preto que são acompanhados, 64% ainda tinham algum tipo de sintoma após 6 meses.

Um outro estudo no país acompanhou a qualidade de vida de 1,2 mil pacientes de instituições públicas e privadas. Nele também se identificou que muitos pacientes continuam com sintomas após 6 meses.

Os resultados obtidos nesses pacientes também foram avaliados, cerca de 7% morreram em até 6 meses após a alta hospitalar. Já as pessoas que ficaram internadas com ventilação mecânica, o número de mortes foi de 24% no mesmo período.

Os números são preocupantes e a cada dia eles se tornam mais alarmantes.

Quais os principais sintomas da Covid longa?

As pesquisas que estão sendo estudadas pela OMS, já reuniram mais de 55 sintomas da Covid longa. Em breve se espera ter um nome e uma classificação oficial para eles, mas, por enquanto, não podem ser ignorados uma vez que já foram comprovados.

Os pesquisadores selecionaram 15 publicações de países como Estados Unidos, China, Reino Unido, Austrália, México e Egito. Com base nela definiram os sintomas principais.

Dos mais de 47 mil pacientes estudados, 58% apontaram a fadiga, 44% dor de cabeça, 27% dificuldade de atenção, 25% perda de cabelo e 24% dificuldade para respirar.

Na lista dos sintomas mais comuns ainda aparece: perda de memória, ansiedade, depressão, perda de cabelo, perda do paladar, perda de olfato, zumbido do ouvido, palpitações, insuficiência cardíaca, aumento da frequência cardíaca, raio X do peito anormal, falta de ar, falta de ar após atividade, tosse, dor no peito, redução da capacidade pulmonar, náuseas e vômito, problemas digestivos, perda de peso, dor nas articulações, suor, problemas de pele e outros.

Esses sintomas da Covid Longa poderiam ser chamados de uma segunda onda no corpo humano. A proteína Spike (S) que se liga às células humanas, ataca primeiro o sistema respiratório.

Outros sistemas também possuem receptores para o vírus, e quando ele se conecta o organismo reage. Essa reação faz com que ocorra a Covid prolongada já que ela gera uma bagunça no organismo.

Como combater os sintomas da Covid longa?

A OMS vem se reunindo com especialistas para identificar quais são os sintomas mais frequentes da Covid longa e como pode tratá-los.

Já se sabe que alguns dos tratamentos convencionais não funcionam. Por exemplo, pacientes com fadiga e cansaço quando submetidos a exercícios graduais para a recuperação do fôlego não têm um bom resultado.

Enquanto se descobre como tratar as sequelas da doença, o mais indicado é que seja feito o acompanhamento com um especialista.

Quem possui um convênio médico, tem o acesso facilitado aos procedimentos disponíveis, assim, consegue mais qualidade de vida. A estrutura oferecida pela rede privada é maior e os profissionais se encontram mais disponíveis, atendendo assim, mais brasileiros.

Ainda que não haja um tratamento específico para combater os sintomas da Covid prolongada, a reabilitação tem ajudado na retomada da rotina.

O que tem sido aplicado por médicos do mundo todo é o tratamento individualizado de cada sintoma. Enquanto não se descobre como lidar com os sintomas da Covid prolongada de maneira geral, essa tem sido a alternativa.

Outra preocupação é em relação aos sintomas da saúde mental. Eles não são provocados diretamente pelo vírus, mas têm relação com o contexto pelo qual as pessoas passaram com a doença.

Isso faz com que surjam problemas como depressão e ansiedade. Nesses casos é possível conseguir um tratamento com um plano de saúde barato, de forma a ter acesso mais ágil a especialistas. Profissionais como psiquiatras e psicólogos podem ajudar com a parte emocional.

O tratamento para a saúde mental não resolve os problemas físicos, mas, ameniza a situação que está sendo enfrentada.

A Covid longa ainda está sendo estudada, mas, o que se tem certeza é que existe e que necessita de um tratamento. Por isso, pesquisadores e profissionais de saúde do mundo todo estão trabalhando para encontrar uma solução para o problema.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade