Saúde

Coordenador do NRS explica desabastecimento de vacinas em postos de saúde

De acordo com Edy Gomes, existe uma previsão de reposição desse estoque para o mês de outubro e novembro.

02/10/2019 às 14h20, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O fornecimento da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, foi nacionalmente interrompido nos postos públicos de saúde desde o mês de setembro. A falta do imunizante foi consequência da reprovação do produto, que era importado da Índia.

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Saúde (NRS), Edy Gomes, existe uma previsão de reposição desse estoque para o mês de outubro e novembro. Ele orientou o que os pais devem fazer.

“Existe desabastecimento desde o final do ano passado até junho desse ano onde houve uma retenção pelo desvio de qualidade. Enquanto estado existe um grande desabastecimento. Existem algumas doses sim, mas poucas. É um desabastecimento extremamente acentuado e o que a gente pede é que as salas de vacina reprogramem as vacinas para outubro e novembro para atender a demanda. Os pais devem ir aos postos e agendar para esses meses”, destacou.

Segundo Edy Gomes, existe desabastecimento de BCG, soro antitetânico, imunoglobulina contra a varicela, que é a conhecida catapora, vacina penta, vacina contra o tétano e o soro antirrábico.

“Esses são os imunobiológicos que estão com desabastecimento a nível nacional. Para cada vacina tem um público-alvo e para cada uma tem uma demanda. Nunca houve um desabastecimento nessa proporção”, informou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade