CPI da Pandemia

Convocado para depor, ex-secretário municipal explica quais dados apresentará na CPI da Pandemia

Ele representa a empresa Vitalmedic que é fabricante da Ivermectina

09/08/2021 às 13h02, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Jailton Batista, ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer durante o governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho no período de 2013 a 2015 e que atualmente representa a empresa Vitalmedic, foi convocado a depor na CPI da Pandemia na próxima quarta-feira (11).

A empresa Vitalmedic é fabricante de medicamentos como a Ivermectina e, segundo ele, o depoimento será pautado na apresentação dos dados e esclarecimentos sobre produção e consumo do produto. Cientificamente não há comprovação de que a Ivermectina tenha eficácia no combate à covid-19.

Para Jailton, a convocação para depor na CPI foi recebida com tranquilidade e não há porque criminalizar nenhuma empresa por ter atendido a demanda dos medicamentos. Ele salientou que entre os dados solicitados pela comissão, estão o índice de produção, vendas, as ações que a empresa tomou em relação a pandemia e sobre relacionamento com a comunidade médica.

“Isso nós vamos esclarecer. A verdade é que nós, como indústria, só atendemos uma demanda que vem do mercado, da comunidade médica que passou a prescrever o produto a partir do início da pandemia e a partir de estudos que foram iniciados na Austrália, estudos in vitro, indicando que a Ivermectina tinha uma ação antiviral. A partir dali o mundo inteiro, não só o Brasil, mas vários países passaram a buscar uma alternativa, já que não tínhamos vacinas. As vacinas demoraram e naquele momento inicial da pandemia, o mundo inteiro estava buscando uma alternativa que pudesse mitigar o risco de morte. Naquele momento foi identificado que a Ivermectina tinha um poder de inibir a replicação viral” afirmou Jailton ao Acorda Cidade.

O representante da Vitalmedic informou que os meses de março e abril de 2020 tiveram uma grande demanda do produto, assim como a procura. Atualmente, com a vacinação, o consumo da ivermectina diminuiu um pouco.

“De certa forma ainda continua. Está no receituário médico, várias instituições médicas, secretarias de saúde e os comitês de acompanhando das secretarias municipais e estaduais de saúde incluíram em seus protocolos o uso não só da Ivermectina, mas de produtos para melhorar a imunidade da população, como polivitamínicos, zinco, vitamina D, corticóides, o antitrombótico enoxaparina e antibióticos”, afirmou.

Jailton Batista comentou que os dados solicitados pela CPI já foram enviados por email e que na quarta-feira (10), as explicações serão dadas de forma presencial.

Com informações de Maylla Nunes do Acorda Cidade 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade