Mês Natalino

Confira dicas para economizar nas decorações natalinas

Com bandeira tarifária vermelha patamar 2, toda economia é bem-vinda, principalmente durante verão, quando gastos com energia tendem a aumentar.

08/12/2021 às 10h45, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano para muitas pessoas, sejam comerciantes que esperam vender mais, ou pessoas comuns que gostam da confraternização e enfeitam suas casas para as  comemorações. Porém neste ano temos um grande vilão desta data: a conta de luz.

Uma das decorações natalinas favoritas são os famosos “pisca-pisca”, que costumam fervilhar em grande parte das lojas desde o mês de novembro. Mas, neste ano, com a definição da bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, essa alegria pode ser refletida diretamente no bolso do brasileiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) relata que o consumo de energia elétrica também aumenta por conta das altas temperaturas, o que demanda um gasto maior com ar-condicionado, ventiladores e aparelhos desse tipo.

Mas nem tudo está perdido, pois ainda existem opções para que a festa não acabe por causa da conta de luz. Separamos aqui algumas saídas que podem não somente te ajudar na decoração de Natal, mas também pelo resto do ano.

Lâmpadas LED

Não é de hoje que ouvimos falar delas. Mais econômicas, as lâmpadas LED dão uma diferença brutal nas contas de luz, contribuindo com até 80% na redução do uso de energia elétrica nas residências.

Vamos levar isso para os enfeites de Natal: 100 minilâmpadas convencionais têm, em média, uma potência de 35W, enquanto a mesma quantidade de minilâmpadas LED possui uma potência média de 5W – a diferença é de até sete vezes.

Mas aí fica aquele questionamento: “mas as lâmpadas LED costumam ser mais caras”. Entretanto, duram seis vezes mais do que as convencionais, são mais eficientes e consomem menos energia, o que a longo prazo acaba sendo um ótimo negócio. Uma boa ideia é desligar os enfeites ao dormir, diminuindo o gasto.

Segurança pode trazer economia

A má instalação dos fios gera desperdício de energia, resultante do superaquecimento da fiação. Com isso, a energia aquece os próprios fios e conexões entre eles. Com isso, ao invés de gerar eletricidade para fazer os aparelhos funcionarem, acaba somente aumentando o consumo de energia.

Apesar de não ser consumida, de fato, por algum eletrodoméstico ou aparelho, o gasto é computado pelo medidor e vem no cálculo final da conta. Por isso, chamar um profissional qualificado para realizar esse procedimento, embora saia caro de imediato, acaba gerando uma economia enorme de médio a longo prazo.

A segurança não se encontra somente na fiação

A economia pode não ser apenas no bolso, mas também no emocional. Tomar cuidado na hora de realizar a instalação da sua decoração de Natal pode evitar que uma data festiva acabe se tornando uma tremenda dor de cabeça.

Segundo a especialista em segurança do trabalho e saúde, Rosylaina dos Santos, em entrevista ao site da Elektro, “em áreas externas, como fachadas de casas, é muito importante tomar cuidado ao subir em estruturas como escadas ou usar ferramentas com hastes metálicas durante a decoração, pois o contato acidental com a rede elétrica pode provocar choques que levam à morte”.

Outros cuidados também podem ajudar, como:

– não fazer emendas nos fios da iluminação da sua decoração de Natal;

– manter a árvore natalina longe de objetos inflamáveis, como cortinas, lareiras, fontes de calor, etc;

– evitar fechar portas e janelas sobre a fiação, que podem desgastar a proteção do fio, deixando-o desencapado;

– evitar utilizar benjamins, ou sobrecarregar o circuito da tomada, pois isso pode superaquecer os fios, gerando curtos-circuitos que podem causar incêndios.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade