Férias de verão

Confira dicas de cuidados com a saúde durante as viagens para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano

Manter uma rotina de proteção contra vírus e bactérias durante qualquer viagem ajuda a evitar quadros infecciosos e alergias, de acordo com a SBI e Lysoform, marca de produtos desinfetantes da SC Johnson.

20/01/2022 às 09h08, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O verão é um período comumente marcado por viagens de férias devido às altas temperaturas e férias escolares. Seja em um trajeto mais curto de carro ou para visitar um destino mais distante, manter uma rotina de proteção com passos simples de desinfecção ajudam o turista a ter dias mais tranquilos.

“Quando viajamos, estamos propensos a deixar nossa zona de conforto para encarar ambientes compartilhados, como banheiros públicos e quartos de hotel. Precisamos estar atentos à possível presença de inimigos invisíveis que podem infectar nosso organismo, pois são locais que desconhecemos o histórico de limpeza. Nessas situações, a higienização é indispensável”, destaca o médico Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Pensando nisso, Lysoform, marca de desinfetante mais recomendada por médicos e produzida pela SC Johnson, empresa global e guiada pelo propósito e comprometimento de tornar o mundo um lugar melhor hoje e para gerações futuras, e a SBI trazem dicas simples que podem ser adotadas durante as viagens durante todo o ano.

Leve sempre um pacote de lenço desinfetante na bolsa para usar em banheiros compartilhados

De acordo com o médico da SBI, Marcelo Otsuka, seja em banheiros de avião e rodoviária, ou em locais como restaurantes e atrações turísticas, usar um produto para desinfetar os assentos do vaso sanitário ajuda a minimizar os riscos de contrair infecções por vírus e bactérias. “Uma medida prática é levar na bolsa ou mochila um pacote de lenços desinfetantes que são descartáveis. Recomenda-se passar nos assentos e até nas maçanetas do banheiro a ser utilizado”, orienta o médico.

Para esse tipo de desinfecção, Lysoform oferece Lenços Desinfetantes, ideais para limpar e desinfetar diversas superfícies dentro e fora de casa. “Deve-se seguir as instruções contidas no rótulo do produto para que ocorra a devida desinfecção de forma eficaz”, recomenda Otsuka.

Se viajar com bebês e crianças pequenas, atente-se à higienização dos objetos e superfícies

Brinquedos e superfícies com que os pequenos podem ter contato constante, como pisos, devem receber atenção especial, pois as crianças podem levar microrganismos à boca por meio das mãos ou até mesmo por meio de brinquedos que costumam brincar, morder ou compartilhar. “Evitar entrar com sapatos sujos da rua no quarto de hotel ou casa de veraneio e desinfetar as bandejas de avião, que as crianças muitas vezes usam para apoiar brinquedos, são medidas simples e que podem trazer proteção à saúde dos pequenos”, indica o médico. “Limpando a sola dos calçados, evita-se que microrganismos sejam transportados da rua para o chão do quarto, que as crianças usam para brincar”, acrescenta Otsuka.

Para esses momentos, Lysoform oferece, além dos lenços, desinfetante em formato aerossol de tamanho portátil, com 55 ml, muito prático de aplicar e fácil de carregar. A recomendação é que o produto evapore totalmente para a criança ter contato com a superfície novamente.

Tenha cuidado com lençóis e travesseiros e desinfete sua mala de viagem

Seja em um quarto de hotel ou numa casa alugada, o viajante usará um colchão compartilhado. A responsabilidade de higienização é do estabelecimento, mas o turista deve pensar na sua saúde e bem-estar e, sempre que possível, minimizar qualquer risco que atrapalhe a diversão durante as férias. “Se o colchão estiver com bolor, por exemplo, pode haver risco de quadros alérgicos, mesmo que a fronha ou lençol estejam limpos. Mais uma vez, podemos usar um desinfetante spray para matar fungos ou qualquer microrganismo que esteja no colchão antes de cobri-lo novamente com a roupa de cama”, orienta o médico da SBI.

Outro cuidado é em relação à mala de viagem. Muitas pessoas as apoiam em cima da cama quando chegam ao quarto, o que pode transferir sujeira para o local em que você vai dormir. “Como a mala foi manuseada por diferentes pessoas, armazenada em compartimentos nem sempre limpos e passou por ruas e superfícies sujas, caso ela seja de rodinha, recomendo usar desinfetante em formato spray ou lenço para fazer a higienização da bagagem para minimizar a proliferação de bactérias indesejáveis. Esse cuidado é bem importante e recomendado, e muitas pessoas ficam desatentas a isso”, acrescenta Otsuka.

O uso de um desinfetante spray, como o Lysoform Aerossol, em colchões, travesseiros, lençóis e toalhas ajuda a garantir a desinfecção e manter a rotina de proteção completa. “Outra dica é usar esse tipo de produto para limpar as malas por dentro, antes mesmo de viajar, já que costumam ficar sem uso por um longo tempo e podem apresentar mofo, já que é um ambiente pouco ventilado também e se mantém fechado por muito tempo”, finaliza o médico.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade