Inverno

Confira cinco dicas para correr durante o inverno

Especialista alerta para possíveis lesões

02/08/2021 às 09h48, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em baixas temperaturas, os músculos ficam mais contraídos e o corpo demora mais para aquecer. Portanto, o tempo frio e chuvoso requer uma preparação especial, principalmente para os corredores de plantão. De acordo com o educador físico Vinny Lago, o período pode dificultar o alongamento, assim como a contração e relaxamento das fibras musculares, e deixar o corpo mais propenso a lesões. Como cada pessoa reage de um jeito, mesmo quem gosta de treinar no friozinho precisa tomar muito cuidado para não se lesionar.

“É importante que o corredor pense bastante nos horários de corrida. Se caso estiver muito frio, ele precisa fazer alguns cuidados prévios, como se agasalhar, além de se hidratar e se aquecer. Se o corredor fizer trabalho de mobilidade e aquecimento prévio, a probabilidade de ter lesões é minimizada. É importante o acompanhamento de um treinador para que tudo ocorra da melhor forma possível”, destaca o especialista em lesões e biomecânica da corrida Vinny Lago, que também é triatleta e atua há 21 anos como educador físico.

O especialista também chama atenção para a necessidade do fortalecimento muscular. “A não prática da musculação pode acarretar na diminuição da massa muscular e, consequentemente, vai deixar exposto todas as estruturas articulares e ósseas. A musculatura exerce o papel de amortecedor e, por isso, a parte muscular precisa estar bem fortalecida, bem viva e bem estruturada para que problemas futuros, como lesões, não venham acontecer”, explica Vinny Lago, que separou cinco dicas para correr no frio e não perder nenhum treino:

Hidratação

Quando o inverno chega naturalmente nossa ingestão de água tende a baixar. Quem corre deve ter atenção redobrada à hidratação, tanto antes quanto durante a corrida. A hidratação influencia diretamente no rendimento. Caso seja difícil para você tomar a quantidade certa de água, uma opção é apostar em águas aromatizadas e chás.

Aquecimento

No frio o corpo precisa de um estímulo para funcionar melhor e se preparar para o exercício. Por isso, o aquecimento é fundamental, é nessa hora que os músculos, tendões, ligamentos e articulações começam entrar no jogo. Com o aquecimento ocorre a elevação da temperatura do corpo ajudando significativamente a diminuir as chances de lesões. Vinny Lago sugere uma sequência de mobilidade articular antes da corrida, além da realização da liberação miofascial (que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão), de leve a moderada intensidade, no dia anterior ao treino.

Ritmo

A recomendação é começar a corrida com um ritmo mais leve e, ao passar dos 10-15 minutos, aumentar a intensidade. De acordo com Vinny Lago, esta tática pode permitir a finalização de um treino da melhor forma possível, com boa performance. “A dica é fazer uma atividade mais leve nos primeiros minutos e encaixar o ritmo seguindo o que o treinador prescreveu”, relata o educador físico.

Vento

Se estiver com bastante vento, a dica é inclinar um pouco mais o tronco para a frente e aumentar a movimentação dos braços para quebrar a resistência do vento.

Escolha bem as roupas

Embora esteja frio lá fora, lembre-se que você vai correr e seu corpo ficará aquecido. Se você estiver com muita roupa vai suar muito e acabar te atrapalhando. Porém, é preciso estar aquecido para evitar hipotermia. Escolha sempre roupas que permitam a troca de calor com o ambiente. Usar óculos, seja de sol ou qualquer outro tipo esportivo, é importante para proteção dos olhos durante a corrida, evitando respingos d'água e incômodos. “Quando chegar em casa, é importante tirar a roupa molhada, seja de chuva ou suor, imediatamente, tomar banho e se aquecer com roupas limpas para evitar resfriado e consequências nos próximos treinos”, finaliza o especialista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade