Saúde

Como os praticantes de corrida podem aumentar a imunidade com a refeição certa

É importante entender que as opções alimentares dos atletas variam de acordo com a intensidade do treino.

24/01/2019 às 08h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Não é todo praticante de corrida que sabe o que se deve comer após o treino. O assunto é cercado de conhecimentos populares, opiniões sem muito fundamento, que podem deixar os atletas do cotidiano um tanto quanto perdidos. Existem muitas dúvidas sobre o que comer, a recuperação muscular, preocupações com o peso e a estética, entre outros muito fatores.

A corrida é um esporte que proporciona muitos benefícios ao corpo humano, como energia, resistência e melhora no condicionamento cardíaco, porém, quando se corre, normalmente o corpo pede algum tipo de reposição. Há um fator determinante nesse processo pois a intensidade do exercício afeta diretamente a imunidade do organismo. Quando há muito vigor na atividade física, há queda da presença de um aminoácido chamado Glutamina, uma substância essencial para o sistema imunológico do ser humano.

Para lidar com essa queda, a alimentação é o caminho mais fácil, prático e simples, pois ela pode servir como combustível antes do exercício e como remédio, após a atividade. Por isso preparamos algumas dicas abaixo para se manter saudável e manter seu treino de corrida.

Para treinos curtos e leves, o corpo do atleta vai precisar de hidratação. Depois do exercício, pode comer alguma fruta que contenha bastante água, como é o caso da melancia, e sucos leves.

Treinos de média intensidade também não vão pedir uma reposição energética de carboidratos. Uma combinação de uma fruta com cereais já dá conta do recado, como banana com aveia por exemplo. Se o treino é realizado de manhã, um iogurte com frutas batido vai repor tudo que o corpo precisa. No período da tarde um sanduíche natural vai cair muito bem e se a atividade física acontece durante a noite vale pensar em algum carboidrato integral, legumes e uma proteína leve, como peixes ou frango.

Porém, se o treino é de alta intensidade, o atleta deve ter mais atenção com sua alimentação. Logo após o fim do exercício, vale ingerir algo de rápida absorção que promova a reposição energética imediatamente como barras de proteína, frutas, vitaminas, isotônicos ou substâncias desse tipo. Em seguida, se recomenda comer carboidratos e proteínas e a proporção ideal, segundo pesquisas estadunidenses, fica em torno do 4:1. Assim é a melhor forma de manter-se saudável.

Caso o corredor não tenha certeza da intensidade de seu treino, procure sentir seu corpo, perceber em que estado físico se encontra ao finalizar a atividade física. É muito importante que o atleta perceba seu corpo para fazer a reposição energética de forma responsável.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade