Saúde

Como melhorar o metabolismo?

Consumo de proteínas, exercícios aeróbicos e musculação podem representar uma grande melhora no organismo.

22/08/2019 às 09h19, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o aumento da idade e por outras condições, muitas pessoas passam a ter o metabolismo mais lento. Diminuir o impacto desse problema depende de algumas variáveis. “Melhorar o metabolismo pode ser encarado como uma pessoa com dificuldade para emagrecer, uma pessoa que quer potencializar a transformação de gordura em energia. Ou pode ser encarado como único sentido técnico existente, uma condição metabólica que acomete em algumas poucas doenças em que as células possuem problema inato, problema na formação, como as alergias alimentares”, explica o nutricionista Diogo Círico, da Growth Supplements.

Para entender como melhorar o metabolismo, primeiro é importante saber qual é a sua função. Por meio de um conjunto de enzimas e hormônios, o organismo transforma calorias em energia, de forma mais ou menos eficiente. A velocidade com a qual o corpo gasta ou acumula essas calorias é regulada por esse conjunto de substâncias. Embora alguns fatores estejam relacionados a problemas de saúde e sejam difíceis de serem modificados, outros dependem mais de uma melhor alimentação e da prática de exercícios físicos.

Naturalmente, a composição corporal e as alterações hormonais contribuem para uma piora do funcionamento do metabolismo a partir dos 40 anos. Quem mais sofre com isso são as mulheres, com 10% a 15% a menos do gasto energético de repouso, que corresponde a 60% a 75% do gasto energético de um indivíduo. Para melhorar essa condição, independentemente do sexo, são necessárias algumas mudanças em relação ao comportamento alimentar.

De acordo com alguns estudos, mudar a proporção de nutrientes na dieta pode ser benéfico para o metabolismo. Uma maior quantidade de proteínas (mais de 20% ou de 1,2 a 2 g por quilo de peso) pode ter mais efeitos positivos do que as proporções de dietas tradicionais (15% de proteína, 55% de carboidratos e 30% de gorduras) em tratamentos para redução de peso e hipertrofia muscular.

Tais nutrientes são importantes uma vez que aumentam a saciedade e reduzem a vontade de comer. Além disso, também preservam massa magra e promovem o aumento de massa muscular. As proteínas, assim como outros nutrientes, são essenciais para outras funções do corpo, como recuperação muscular e defesa do organismo. Mas nada adianta ter uma alimentação equilibrada sem fazer atividade física.

Fazer exercícios aeróbicos é condição necessária para manter um bom funcionamento do metabolismo. É dessa forma que o corpo gastará energia e, consequentemente, calorias. Após a realização de um estudo, por exemplo, pesquisadores descobriram que 45 minutos de um treino de bicicleta foram suficientes para as pessoas eliminarem 190 calorias acima da taxa metabólica depois de 14 horas de o treino ser realizado.

O professor David Nieman, da Appalachian State University, vai além e acredita que exercícios de alta intensidade, por 45 minutos, três vezes por semana, podem fazer com que um indivíduo perca um quilo de gordura a cada duas semanas. Tudo isso com a soma de calorias gastas durante o exercício e as que são queimadas depois.

É necessário, também, incluir atividades de fortalecimento muscular (musculação) no percurso. Enquanto as atividades aeróbicas queimam calorias, uma maior quantidade de músculos será responsável por manter o aumento no gasto metabólico – ou seja, comer mais e ganhar menos peso. Em suma: uma combinação entre consumo de proteínas, exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular pode ser uma boa aliada para uma melhora do metabolismo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade