Saúde

Como ganhar tônus muscular de forma saudável

Atividade física e pilates são alguns dos caminhos indicados

09/01/2020 às 08h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quando se inicia uma rotina diária de exercícios físicos, há uma série de cuidados e estágios a percorrer para alcançar o resultado desejado. Melhorar a alimentação, praticar atividades diárias e fazer pós-treinos efetivos são alguns dos passos nessa jornada.

Ainda que o objetivo principal não seja a definição em todas as partes do corpo, trabalhar para ganhar tônus muscular pode ser a chave do bom funcionamento e resposta dos músculos. Isso porque ele é o estado de tensão elástica e permanente que o músculo apresenta quando está em repouso.

Ou seja, ele consegue manter a postura do seu corpo a cada movimento realizado e também representa a resistência que o corpo ganha depois de adquirir prática em certos treinos. Ele permite a resposta rápida do músculo a uma série de impulsos do centro nervoso, fazendo com que a contração e a reação aconteçam em um tempo menor.

Como ganhar tônus muscular

Há uma série de cuidados com o corpo quando a prática de atividades físicas é iniciada. Antes de tudo, consultas com profissionais da área devem ser realizadas a fim de criar o melhor plano de forma personalizada. Algumas técnicas para ganhar tônus muscular de forma saudável podem ser feitas:

Boa alimentação: é importante planejar uma dieta rica em proteínas para não perder massa muscular no decorrer dos exercícios. Alimentação aliada com uma rotina de atividades são o caminho para uma vida mais saudável, mesmo que o objetivo não seja a busca por músculos definidos. Lembre-se de consultar um nutricionista para te auxiliar na programação alimentar.

Trabalhar o corpo inteiro nos treinos: evite focar apenas em algumas partes do corpo e priorize treinos que exercitem todos os membros.

Aeróbica: fazer caminhadas, corridas, natação e exercícios aeróbicos no geral é importante para aproveitar os resultados da musculação e ajudar a trabalhar diversas áreas do corpo.

Pilates: essa prática contribui para a consciência corporal, fortalecimento da musculatura e melhora da concentração.

Pós-treino: esse é um dos aspectos mais importantes nesse processo. Investir em um pós-treino eficiente é importante para alcançar os objetivos firmados no início das práticas. Ingerir carboidratos simples, como arroz integral e aveia, proteínas, carne magra e ovos e vitamina C pode ajudar na obtenção do tônus muscular.

Benefícios do tônus muscular

Existem diversos benefícios de manter uma rotina saudável. Desde a ajuda na postura até a melhora na hipertrofia, o tônus aumenta a rigidez muscular em repouso. Desenvolvê-lo pode ajudar muito durante os treinos, já que ele está associado ao ganho de massa magra.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade