Bahia

Comitê de Sanidade suídea é criado pela Adab

Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a preocupação da Adab em criar o comitê pode ser traduzida como uma convocação para que os agricultores familiares reforcem o estado de alerta para evitar a peste suína clássica.

20/08/2019 às 09h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para intensificar a vigilância sanitária contra a Peste Suína Clássica (PSC), a Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) decidiu pela criação do Comitê Estadual de Sanidade Suídea (CESS/BA), que deverá atuar como órgão consultivo e de assessoramento, uma vez que a Bahia é um estado considerado “barreira” entre áreas livre e não livre da doença. “Para manter os status adquiridos e que atendam aos acordos internacionais de exportação, vamos estimular ações nesse sentido e ampliar o estado de alerta, não dá para esperar mais tempo. Estamos trabalhando para continuar zona livre da PSC”, enfatizou o diretor-geral da autarquia, Maurício Bacelar, durante a reunião para discussão e aprovação do estatuto da entidade, na manhã de segunda (19).

Os últimos focos mais próximos da Bahia aconteceram nos estados do Piauí e Ceará. Ações contínuas para assegurar a defesa sanitária têm sido desenvolvidas pela Adab, desde o município de Formosa do Rio Preto na fronteira com o Piauí até a cidade de Coronel João Sá, divisa com o estado de Sergipe.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a preocupação da Adab em criar o comitê pode ser traduzida como uma convocação para que os agricultores familiares reforcem o estado de alerta para evitar a peste suína clássica: “É preciso proteger nosso mercado e buscar alternativas para defender a Bahia dessa contaminação”.

Integram o comitê representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Superintendência Federal da Agricultura da Bahia (SFA), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb/Senar), Escola de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (EMEVZ/Ufba), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia (Sincar/BA), Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), além de representantes de produtores de suínos e sindicato da indústria de nutrição.

Impactos da PSC na economia- A PSC não oferece riscos à saúde humana, mas traz perdas econômicas para toda a cadeia agropecuária.

A notificação de suspeita ou ocorrência da PSC é obrigatória a qualquer cidadão e para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, e deve ser feita de forma imediata para evitar a difusão da doença.
     

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade